Opinião: "Colheita" de Jim Crace

"Colheita" foi o meu primeiro contacto com Jim Crace, e o gosto que me deixou na boca, faz-me apetecer ler outros dos seus romances. Há livros assim. :)

Esta é a história de uma pequena comunidade zona rural na Inglaterra pré-revolução industrial. Todos os seus habitantes vivem juntos pacificamente ao sabor das estações e trabalhando em conjunto para o bem comum, com a bênção do senhor da terra.
No entanto, nesta que viria a ser, sem que o soubessem, a sua última colheita, a paz e harmonia são quebradas. No idílico cenário de paz e harmonia insurge-se um trio de viajantes que vêm marcar o início do fim.
Os problemas que vão surgindo, afetam de tal forma esta pequena comunidade, que praticamente se autodestrói, deixando caminho aberto para os tempos de modernidade que se aproximam a passos largos, na pessoa do herdeiro da propriedade.

A beleza desta história no entanto está na forma como escreve o seu autor.
Com uma escrita plena de claridade e até um certo lirismo, é realmente maravilhosa a forma como ele consegue transmitir os sentimentos do narrador, a admiração e o amor que ele sente por aquela terra que o acolheu, pelas gentes com que priva diariamente. É fabulosa também a maneira como o autor consegue esmiuçar a fragilidade da natureza humana perante a ameaça de mudança. Não muito diferente de hoje em dia, diria eu.


Foi uma leitura muito agradável e interessante.

Para mais informações queiram espreitar aqui ou visitar a página do livro no site da Presença » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)