Opinião: "Colheita" de Jim Crace

"Colheita" foi o meu primeiro contacto com Jim Crace, e o gosto que me deixou na boca, faz-me apetecer ler outros dos seus romances. Há livros assim. :)

Esta é a história de uma pequena comunidade zona rural na Inglaterra pré-revolução industrial. Todos os seus habitantes vivem juntos pacificamente ao sabor das estações e trabalhando em conjunto para o bem comum, com a bênção do senhor da terra.
No entanto, nesta que viria a ser, sem que o soubessem, a sua última colheita, a paz e harmonia são quebradas. No idílico cenário de paz e harmonia insurge-se um trio de viajantes que vêm marcar o início do fim.
Os problemas que vão surgindo, afetam de tal forma esta pequena comunidade, que praticamente se autodestrói, deixando caminho aberto para os tempos de modernidade que se aproximam a passos largos, na pessoa do herdeiro da propriedade.

A beleza desta história no entanto está na forma como escreve o seu autor.
Com uma escrita plena de claridade e até um certo lirismo, é realmente maravilhosa a forma como ele consegue transmitir os sentimentos do narrador, a admiração e o amor que ele sente por aquela terra que o acolheu, pelas gentes com que priva diariamente. É fabulosa também a maneira como o autor consegue esmiuçar a fragilidade da natureza humana perante a ameaça de mudança. Não muito diferente de hoje em dia, diria eu.


Foi uma leitura muito agradável e interessante.

Para mais informações queiram espreitar aqui ou visitar a página do livro no site da Presença » aqui.

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)