Opinião: "Sou um Clandestino" de Susanna Tamaro

Este último livro de Susanna Tamaro é na realidade o primeiro livro que escreveu. A autora que mais tarde viria a ser conhecida por “Vai Onde te Leva o Coração” e que em tempos afirmou nunca ter pensado vir a ser escritora, prova uma vez mais que esse dom que lhe sai da alma direto para a folha do papel não poderia ficar fechado numa gaveta.

Esta é história sobre uma viagem encetada por um jovem de 25 anos em busca das suas raízes e está escrita no habitual tom melancólico e quase poético que caracteriza a autora.
Mas esta não é uma busca qualquer de parentes há muito perdidos ou da ligação de uma família a uma terra. Até porque não há. Esta é uma procura de uma sensação de pertença, a busca de se sentir ligado a algo, de deixar de caminhar distraído pela vida, e caminhar em si. Este jovem que abandona Roma rumo a Illmitz na Áustria, encarna as dúvidas pelas quais talvez a própria autora tenha passado quando escreveu este livro, sendo ela própria apenas uma jovem de vinte e poucos anos. Mas isto é minha suposição, já que quando escrevo textos meus acabo sempre por transpor algo que sinto.

Relativamente a “Sou um Clandestino”, não é das minhas obras favoritas de Susanna Tamaro, mas é sem dúvida bela e muitíssimo bem escrita. Algo que vou com toda a certeza apreciar reler quando estiver numa fase de leituras mais melancólicas.

Um livro, que apesar de não ser poesia,  terá sucesso junto dos que sentem uma especial apetência por poesia introspetiva e um enredo com contornos e simbolismos algo densos.

P.S. Acho a capa lindíssima. :)

Para mais informações sobre este livro podem espreitar a página do mesmo no site da Presença » aqui.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)