Opinão: "Os Sonhos que Tecemos" de Kate Alcott

Adoro histórias que apesar de ficcionadas, tenham um fundo histórico interessante e verdadeiro. Aprendo sempre qualquer coisa e nas pesquisas que faço para complementar a informação, por vezes descubro fotos deliciosas – como as que aqui coloco.

A história neste livro criada por Kate Alcott, fala-nos da vida das “meninas da fiação”, numa altura em que as mulheres não tinham praticamente direitos nenhuns e em que um emprego numa fábrica de fiação têxtil, apesar de mal pago e com condições de trabalho perigosas, era uma das únicas saídas para longe do trabalho do campo.

As máquinas eram perigosas e aconteciam muitos
acidentes. Por vezes mortais.
Alice, é uma dessas meninas, mas o seu espírito está longe de ser o costumeiro. É uma jovem ambiciosa e determinada, que sente as injustiças contra os trabalhadores de uma forma muito intensa. Ela irá encabeçar o início de uma espécie de movimento em que os pobres e oprimidos se rebelam contra os ricos e poderosos.

A história de amor que acontece, é obviamente entre Alice e um dos filhos da família Fiske, os donos da fiação. A diferença hierárquica é colocada em destaque e tudo acaba por ser posto em causa, principalmente aquele amor que contraria todos os princípios sociais.
Mesmo dentro das próprias fábricas havia uma hierarquia social.
No meio de toda a situação encontra-se também um homicídio, que foi um acontecimento real, à volta do qual a autora imaginou esta história. Esse homícidio envolveu uma das jovens da fábrica de Lowell e um ministro da Igreja Metodista, pelo que o julgamento foi um dos acontecimentos mais importantes da época.
Oficialmente as meninas podiam começar a trabalhar nas fábricas aos 15 anos,
embora na realidade a sua idade verdadeira fosse muitas vezes inferior. 
É um livro de grande interesse e muito cativante!

Quem gostou de “As Meninas do Chocolate” e histórias semelhantes sobre o lado mais feminino da História, vai com certeza adorar este livro. Recomendo sem hesitações. É 5*!

Uma das principais fábricas de Lowel em 1860 / 1870 com todos os seus funcionários.

Para mais informações sobre este livro e a autora espreitem aqui
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)