Opinião: "Um Homem Escandaloso" de Tiago Rebelo

Não é segredo nenhum, inclusivé para o próprio autor, que prefiro os romances históricos de Tiago Rebelo a estes livros, por assim dizer, mais mundanos e atuais - à exceção de "O Homem que Sonhava ser Hitler", que adorei.

E este "Um Homem Escandaloso" não deixa margem para dúvidas, é um romance atual e mundano, contendo, como também vem sendo hábito do autor, uma velada crítica à sociedade moderna portuguesa, e às aparências e às futilidades que compõem as prioridades de muitos.

Mas neste livro parece-me que surgiu uma espécie de alter-ego do autor, mais vocacionado para a psicologia, uma vez que após cada cena, ele esmiuça a situação, analisando os lados de cada interveniente, explicando, indagando, profetizando. Fiquei com a ideia que isso, muito para além da história em si, foi o que me impulsionou a leitura, pois ver personagens tão bem desmanteladas após a sua criação, é de facto uma obra de génio.

A história em si não deixa de ser interessante, e acima de tudo intrigante - leiam a sinopse aqui. Mas confesso que o final, soube-me a pouco. E mais não digo para não vos desencorajar. Têm mesmo que ler o livro para tirarem as dúvidas. ;)

Parabéns, Tiago Rebelo, por mais uma excelente obra!

2 comentários:

The Girl In Jeans - VandaS. on 16/12/14 disse...

Este é daqueles livros que quero mesmo ler. Acho que vou gostar. Só de olhar para ele acho que sim. Tenho mesmo que tirar as minhas duvidas :)

Cláudia Marisa Santos on 17/12/14 disse...

Ainda não li nada de Tiago Rebelo. Bem sei que isso revela as minhas falhas enquanto leitora, mas há sempre algo que me trava a leitura. Depois desta opinião, que me entusiasmou com a ideia de "personagens tão bem desmanteladas após a sua criação", parece-me que já tenho o empurrãozinho que precisava para lê-lo. ;-)

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)