Opinião: "Um Homem Escandaloso" de Tiago Rebelo

Não é segredo nenhum, inclusivé para o próprio autor, que prefiro os romances históricos de Tiago Rebelo a estes livros, por assim dizer, mais mundanos e atuais - à exceção de "O Homem que Sonhava ser Hitler", que adorei.

E este "Um Homem Escandaloso" não deixa margem para dúvidas, é um romance atual e mundano, contendo, como também vem sendo hábito do autor, uma velada crítica à sociedade moderna portuguesa, e às aparências e às futilidades que compõem as prioridades de muitos.

Mas neste livro parece-me que surgiu uma espécie de alter-ego do autor, mais vocacionado para a psicologia, uma vez que após cada cena, ele esmiuça a situação, analisando os lados de cada interveniente, explicando, indagando, profetizando. Fiquei com a ideia que isso, muito para além da história em si, foi o que me impulsionou a leitura, pois ver personagens tão bem desmanteladas após a sua criação, é de facto uma obra de génio.

A história em si não deixa de ser interessante, e acima de tudo intrigante - leiam a sinopse aqui. Mas confesso que o final, soube-me a pouco. E mais não digo para não vos desencorajar. Têm mesmo que ler o livro para tirarem as dúvidas. ;)

Parabéns, Tiago Rebelo, por mais uma excelente obra!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)