"A Perfumista" de Cristina Caboni (opinião)

Sempre fui apaixonada por perfumes. Quando adolescente lembro-me de ter feito uma experiência com uma base de perfume floral, ao qual adicionei umas gotas de essência de limão. Foi durante uns tempos o meu perfume de eleição. Não era nada de especial, mas eu adorava. Por essa razão, quando vi o título “A Perfumista”, soube que tinha de o ler. E realmente não me desiludi. Este livro abre-nos a porta para um mundo de perfumes, fragrâncias e essências. Nota-se uma dedicação profunda da autora à parte da investigação, pelo que o processo de como se elabora um perfume, a técnica, a paixão, os ingredientes necessários, está tudo ali, fabulosamente descrito, para nos abrir o apetite a novas fragrâncias, muito especialmente a descobrir a fragrância que nos espelhe.

Relativamente à história que Cristina Caboni nos conta neste livro, devo dizer que gostei imenso. Apreciei a forma como tudo se interliga, e o cuidado especial na apresentação do passado das personagens, que obviamente, influencia o presente.
Elena, a nossa personagem principal, descende de uma família de perfumistas, de entre as quais, a mais célebre, Beatrice, compôs um perfume perfeito para um príncipe oferecer à sua pretendida. A busca desse perfume condicionou desde sempre a vida de Elena. E embora ninguém ainda tenha descoberto a composição do dito perfume, o que Elena não sabe é que a solução para a sua vida complicada está exatamente na história desse perfume.
Saltando entre Florença e Paris, e com a ajuda da sua melhor amiga, Monique, Elena consegue recuperar de um desgosto amoroso e dar rumo à sua vida. Redescobre o amor e a reacende a paixão da sua vida – os perfumes. Aliás, são eles as personagens silenciosas deste livro, e as que lhe dão volume e essência.

Sobre a encadernação, tenho de referir que gosto imenso da capa. Dou os parabéns à editora por se ter distanciado da capa original (uma rapariga de cabelos ao vento rodeada de pétalas de rosa a voar – uma imagem bonita mas mais corriqueira, não concordam?). A imagem escolhida para a edição portuguesa é perfeita! A colher antiga, que simboliza o passado tão presente nesta história, e as rosas, que não só simbolizam o perfume, como têm um significado mais atual e especial para Elena. ;)
Também adoro os pormenores no início de cada capítulo. Aparece um pequeno resumo de uma essência, com um desenho da mesma. Um toque muito feminino e interessante. Reparem ao lado. Um mimo!

Em suma, foi uma leitura que me deu muito prazer e a qual recomendo para quem, não só aprecia uma boa história romântica, como para quem tem curiosidade sobre o mundo dos perfumes. :)

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)