"Tempo de Partir" de Jodi Picoult (opinião)

É tão bom quando nos é dada a oportunidade de voltar a ler um dos nossos autores favoritos, cuja escrita e cujas histórias nos cativam, envolvem e surpreendem sempre. É como voltar a casa após uma ausência prolongada. E que saudades eu tinha das histórias de Jodi Picoult!
Mais uma vez ela consegue o extraordinário. Tal como todos os seus outros livros que já li, este também não me deixou incólume. Está escrito de uma forma habilidosa, que nos vai encantando, qual serpente sibilante, e quando nos damos conta, estamos tão enredados na história que é completamente impossível parar de ler. Depois, quando menos esperamos, ela puxa-nos o tapete debaixo dos pés e ficamos a pairar no ar, sem saber exatamente como e onde cair. Absolutamente fabuloso!!

Desta vez Jodi Picoult aborda o massacre das populações de elefantes em África, estimado atualmente em 38.000 indivíduos por ano. A caça furtiva para o comércio do marfim tem vindo a aumentar, e por diversas razões, incluindo o patrocínio de exércitos rebeldes, dos quais pouco tempo depois ouvimos falar nas notícias, devidos a acontecimentos dramáticos como no Congo, Moçambique ou o Ruanda.
Alguns dos elefantes do Santuário de Elefantes do Tennessee,
em cujas histórias Jodi Picoult se baseou para os elefantes presentes nesta história
.
Através de Alice, a personagem do livro que é uma investigadora que dedica a sua vida ao estudo dos elefantes, aprendemos muito sobre essas criaturas maravilhosas que demonstram possuir uma capacidade cognitiva e emocional muito superior ao que inicialmente se imaginaria. Percebemos como são tão superiores a nós, pela forma como fazem o seu luto, como criam os seus filhos e pela sua capacidade de memorizar eventos e até perdoar. São eles as personagens mais silenciosas desta história, mas igualmente as mais poderosas.
Tal como os elefantes deste livro, os elefantes do Santuário de Elefantes do Tennessee tiveram a sorte de poder terminar os seus dias aqui, após serem resgatados a circos e zoos, onde os maus tratos são muito comuns.
Aconselho todos os apaixonados por animais a visitarem o site www.elephants.com 
do Santurário de Elefantes do Tennessee onde podem ver os elefantes em direto, via webcam, 
como as imagens acima e abaixo, descobrir mais sobre os residentes no santuário, adotar um elefante ou fazer um donativo.
Do resto, a história em si, não posso mesmo falar. E acreditem, é para vosso bem. Mais do que podem encontrar na sinopse, já é demais. Apenas vos digo que é um livro assombroso, que vos dará vontade de recomeçar a leitura assim que chegamos ao fim, para ver o que vos escapou. Mas os livros de Jodi Picoult são mesmo assim, provocadores, tempestuosos e criadores de emoções extremas. Eu bem sei o quão danada fiquei quando cheguei ao fim do livro. Ela brinca com os seus leitores, e com as emoções dos seus leitores! A mulher é maquiavélica! No bom sentido, é claro. Adoro os seus livros. Espero que não demore muito a chegar cá mais um. :)

Não se esqueçam de visitar a página do Santuário de Elefantes do Tennessee (vale mesmo a pena!) e para mais informações sobre este livro, espreitem a página do mesmo no site da Editorial Presença » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)