"Desejo de Chocolate" de Care Santos (opinião)

Quando li "A Cor da Memória", da mesma autora deste "Desejo de Chocolate", fiquei rendida. Foi uma leitura incandescente, poderosa, que me enfeitiçou e me fez querer ler mais. Ao saber que ía ser publicado um segundo livro de Care Santos, não hesitei e tive de o adquirir. Mas nem sempre os autores conseguem o mesmo feito duas vezes. E confesso, fiquei ligeiramente desiludida com este "Desejo de Chocolate".
A história está muito bem escrita, e os factos estão todos lá, mas não sei, parece-me que faltou algo na construção, o tal ingrediente secreto que alguns escritores conseguem imiscuir na história e arrebatar os seus leitores.
Não obstante, trata-se de uma história muito interessante, aliás, três histórias distintas e muito interessantes, que têm como fio condutor a paixão pelo chocolate.

São três histórias perdidas no tempo, em que a primeira é a mais contemporânea, podendo dizer-se que se passa nos nossos dias, a segunda mais recuada no tempo - no séc. XIX, e a terceira, perdida no séc. XVIII. Todas elas têm como personagens principais uma mulher, que por sua vez têm três coisas em comum: o facto de viverem em Barcelona, terem as suas vidas relacionadas com o mundo do chocolate e serem as proprietárias de uma mesma chocolateira branca.
Gostei mais da história que se passa no século XIX, e quis-me parecer que a autora também lhe dedicou mais atenção, não se perdendo em tantos pormenores, como na do século XVIII, nem cedendo a futilidades como com a protagonista do presente.

Um coisa que achei muito interessante é o facto de o livro começar com a chocolateira a ser partida (por acidente) e terminar exatamente quando acaba de ser feita, numa fábrica de porcelanas. Podemos dizer que se trata de uma história com princípio, meio e fim, sendo que o fim é exatamente o princípio.

Sobre a escrita da autora, voltei a encontrar a sua propriedade camaleónica, que tanto me agradou no primeiro livro, sendo que as três histórias poderiam ter sido facilmente escritas por pessoas diferentes e adaptadas à época que retratam.
Foi uma leitura muito interessante, que não só me ensinou imenso sobre a cultura do chocolate na Europa, como me abriu o apetite por uma boa chávena de chocolate.

Para mais informações podem espreitar aqui ou visitar a página do livro no site da Planeta » aqui.


0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)