"Na Pele de uma Jihadista" de Anna Erelle (opinião)

Este é um problema que nos assola a todos. Não é uma coisa distante como inicialmente se poderia pensar. Passa-se mesmo aqui ao lado. Passa-se numa ou outra cidade de França. Passa-se numa ou outra cidade de Portugal. Jovens adolescentes estão a ser manipulados, convertidos a uma religião de promessas falsas, arrancados dos seus lares, do seio das suas famílias, do seu país, e levados, não à força mas com determinação, para uma vida desconhecida, cujos horrores só podemos imaginar. O Estado Islâmico deve ser um dos piores pesadelos de todos os pais. Numa fase em que estão tão vulneráveis, que querem sentir-se importantes, que sonham em voar do ninho para uma vida independente, os nossos jovens são presas fáceis. E o EI apercebeu-se disso. Encontrou via internet a melhor forma de recrutamento.

Anna Erelle (nome falso), uma jovem jornalista francesa alertada para a situação desesperante de muitos pais franceses que se viram sem os seus filhos, cria um perfil falso no Facebook. Quase sem dar por isso, Melanie, o seu avatar, vê-se enredada nas teias do Estado Islâmico, sendo seduzida para um casamento com a promessa de uma vida ilídica.
E é assim que elas vão. Não duvidem.
É um caminho sem regresso. Para longe da segurança do lar, rumo a um dos piores locais do mundo para se ser mulher.
Esta jornalista chegou às portas desse inferno disfarçado de paraíso. Não pode dar mais um passo, caso contrário desapareceria certamente, como tantos outros jornalistas, com um destino como a morte ou pior.
Não é difícil de imaginar pois todos os dias entram via telejornal, as cenas horríveis perpretadas por esses monstros que se dizem filhos do Islão.
Mas atenção, esse perigo não está longe de nossas casa, não. Está mesmo aqui ao lado. Num computador perto de si.

Um relato incrível sobre uma realidade que se revela cada vez mais preocupante.
Muitíssimo bom.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)