"O Plano Infinito" de Isabel Allende (opinião)

Esta é uma das belíssimas histórias que Isabel Allende escreveu e que apaixonou milhões. Passada nos E.U.A. na segunda metade do século XX, aborda temas intensos como o racismo e a marginalização social, a Guerra do Vietname, a revolução sexual, e não deixa ninguém indiferente, pois muito do que a autora escreve, é tão atual como na época que retrata.

O protagonista desta história apaixonante é Gregory Reeves, filho de um pregador errante, cuja família leva uma existência nómada viajando pelo velho Oeste, anunciando o Plano Infinito, uma espécie de religião, que defende que tudo tem o seu propósito, a sua finalidade, e que temos de estar preparados para o que o destino nos lançar para o colo.
Por motivos incontornáveis, a família é obrigada a abandonar o seu modo de vida e assenta arraiais numa fechada comunidade hispânica na Califórnia. Aí conhece Carmen Morales e a sua família, que desde logo o adopta como um dos seus. Esta, que se torna em sua amiga-irmã vai ser uma das presenças mais estáveis na sua vida. No entanto, a vida não é gentil para Gregory, e ao longo de várias décadas, acompanhamos a sua busca incansável por uma afirmação pessoal e o seu verdadeiro eu.
Sobrevivendo ao facto de ser um gringo em terra de hispânicos, às profundas diferenças sociais, à extrema pobreza, a um renascer de combatente do Vietname, e a uma aparente carreira de sucesso como advogado, Gregory consegue encontrar, após muitas perdas e poucos ganhos, a paz e o verdadeiro caminho para a felicidade.

É mais um livro emocionante desta fabulosa autora, que através de um percurso difícil e quase desesperante das suas personagens, consegue transmitir ao leitor uma mensagem de esperança, despertanto inclusivé as nossas mentes para algumas questões existênciais, e apontando-nos o caminho para a sabedoria de uma vida feliz.
Um livro assombroso. Muito muito bom.

Para mais informações queiram por favor visitar a página do mesmo no site da Porto Editora » aqui.

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)