"D. Teresa" de Isabel Stilwell (Opinião)

Não sei como foi possível nunca ter lido nada de Isabel Stilwell até agora. Não só é uma grande falha minha enquanto leitora, como enquanto portuguesa! Mas espero que agora, após este primeiro livro, e já que comecei pela ordem certa, consiga colmatar esta falha, lendo os restantes livros da sua autoria.

É realmente uma autora extraordinária, tanto a nível de escrita como a nível de pesquisa. Com este "D. Teresa" aprendi muitíssimo sobre como surgiu Portugal, de quem somos descendentes, e de onde vem este fogo que nos faz ser tão diferentes dos outros habitantes da Penísula Ibérica.

D. Teresa de Portugal foi a mãe de D. Afonso Henriques, e ao fim ao cabo a primeira rainha de Portugal. Era uma mulher extraordinária, filha de Afonso VI, Rei de Leão e Castela e da senhora do Bierzo, Ximena Moniz. Foi educada por D. Urraca, sua tia, a partir dos 6 anos de idade, o que lhe garantiu uma vontade indomável de ser rainha e senhora do que era seu por direito. Esta personagem tão fundamental da nossa história, reconhecida como Rainha em 1116 pelo Papa Pascoal II, era uma mulher de armas, que governou sem hesitações num mundo de homens e pleno de conspirações. Conhecêmo-la dos livros de história e reza a lenda que o filho lhe bateu, mas com este livro, apaixonamo-nos por Teresa, a filha, a mulher e a mãe. Uma mulher à frente do seu tempo e a quem devemos a formação de Portugal.

Isabel Stilwell é uma maga com as palavras. Transforma a História em romance e encanta os seus leitores com um discurso simples e despretencioso, mas riquíssimo não só pelos pormenores como pelas imagens que consegue criar nas nossas mentes. Adorei o facto de termos um primeiro narrador isento e e impessoal para a história em si, e depois outro, a própria Ximena, mãe de Teresa, que quase que em forma de diário nos dá conta do seu lado da história.

É um livro extraordinário que me proporcionou umas boas horas de puro prazer e que recomendo, mesmo para quem acha que não gosta de romances históricos. Muito bom!
Obrigada, Isabel Stilwell.

Tive o prazer de estar no lançamento deste livro.
Foi uma apresentação muitíssimo interessante, a cargo do Prof. Guilherme de Olveira Martins,
que soube dar o tom certo à tarefa que tinha em mãos.
No final tive oportunidade de trocar uma ou duas palavras com a autora,
e claro, ter o meu livro autografado. :)

Para mais informações sobre este livro ou sobre a autora, queiram por favor visitar a página do mesmo no site da Editorial Presença » aqui.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)