É realmente uma autora extraordinária, tanto a nível de escrita como a nível de pesquisa. Com este "D. Teresa" aprendi muitíssimo sobre como surgiu Portugal, de quem somos descendentes, e de onde vem este fogo que nos faz ser tão diferentes dos outros habitantes da Penísula Ibérica.
D. Teresa de Portugal foi a mãe de D. Afonso Henriques, e ao fim ao cabo a primeira rainha de Portugal. Era uma mulher extraordinária, filha de Afonso VI, Rei de Leão e Castela e da senhora do Bierzo, Ximena Moniz. Foi educada por D. Urraca, sua tia, a partir dos 6 anos de idade, o que lhe garantiu uma vontade indomável de ser rainha e senhora do que era seu por direito. Esta personagem tão fundamental da nossa história, reconhecida como Rainha em 1116 pelo Papa Pascoal II, era uma mulher de armas, que governou sem hesitações num mundo de homens e pleno de conspirações. Conhecêmo-la dos livros de história e reza a lenda que o filho lhe bateu, mas com este livro, apaixonamo-nos por Teresa, a filha, a mulher e a mãe. Uma mulher à frente do seu tempo e a quem devemos a formação de Portugal.
Isabel Stilwell é uma maga com as palavras. Transforma a História em romance e encanta os seus leitores com um discurso simples e despretencioso, mas riquíssimo não só pelos pormenores como pelas imagens que consegue criar nas nossas mentes. Adorei o facto de termos um primeiro narrador isento e e impessoal para a história em si, e depois outro, a própria Ximena, mãe de Teresa, que quase que em forma de diário nos dá conta do seu lado da história.
É um livro extraordinário que me proporcionou umas boas horas de puro prazer e que recomendo, mesmo para quem acha que não gosta de romances históricos. Muito bom!
Obrigada, Isabel Stilwell.
Para mais informações sobre este livro ou sobre a autora, queiram por favor visitar a página do mesmo no site da Editorial Presença » aqui.