"A 19ª Esposa" de David Ebershoff (opinião)

Este era um livro que já há bastante tempo queria ler. Li há uns anos "A 27.ª Mulher" de Irving Wallace, e adorei. Sempre gostei de saber mais sobre as diversas religiões do mundo, principalmente as mais recentes, e este livro foi bastante esclarecedor no que diz respeito à origem da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como mórmons, e os seus costumes relativamente ao casamento.

A vigésima sétima mulher de quem Irving fala, Anna Eliza Webb Young é uma das vinte e sete mulheres de Brigham Young (o segundo presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sucessor do seu fundador, Joseph Smith) e é exatamente ela a inspiração para este livro de David Ebershoff.

Pegando na história de Anna Eliza Webb Young, o autor cria uma história paralela mas atual, a história de Jordan Scott. Jordan é um dos muitos jovens expulsos da sua comunidade ao chegar à puberdade. Anos mais tarde regressa com o objetivo de descobrir a verdade por trás do assassinato do seu padrasto, uma vez que incriminada está a sua mãe, a 19.ª esposa desse homem.
Alternando entre o passado e o presente, incluindo alguns excertos do livro que Ann Eliza Webb Young escreveu em 1876, e publicações da época, o autor consegue apresentar-nos uma obra magnífica não só pelo seu rigor histórico, como pela força da narrativa, que carrega uma grande carga emocional, como sempre acontece quando se abordam temas tão polémicos quanto este, a poligamia.

Se não leram este livro na altura da sua publicação, façam-no agora. Vale mesmo a pena!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)