"A Modista" de Rosalie Ham (opinião)

"A Modista" é uma sátira interessante sobre a vida e os habitantes de uma pequena vila. Embora a ação se passe na Austrália rural, nos anos 50, a verdade é que podemos encontrar o tipo de pessoas caracterizadas neste livro em qualquer lugar, e ainda nos dias de hoje. A mesquinhez, a traição, a falta de carácter e o cinismo são valores que infelizmente ainda consomem almas mais contemporâneas que as do livro.

Quem começar a ler esta história sem preparação, ficará certamente, como eu fiquei, um pouco confuso. É o que dá insistir em não ler a sinopse. Às vezes temos surpresas. Ora este livro com uma capa tão interessante associado a um título que promete, é na realidade um romance gótico, algo negro, cuja leitura por vezes nos choca e outra vezes intriga, e que apenas faz sentido quando nos aproximamos do final e a verdade sobre os acontecimentos do passado vêm ao de cima. Lembrou-me um pouco das histórias de Charles Dickens.

Os cidadãos de Dungatar são pessoas um pouco excêntricas, que primam pelo mais negativo que a raça humana pode ostentar. Cada um deles é-nos apresentado condignamente, num determinado momento-chave, que nos ajuda a formar uma opinião imediata e inequívoca sobre aquela pessoa.

Entretanto, Tilly, a personagem principal, e à roda da qual tudo sucede, é uma jovem modista que quando criança foi injustamente escorraçada de Dungatar. Sobreviveu e venceu no mundo da moda como modista, tendo apenas regressado à vila da sua infância para tomar conta da mãe. Com esse regresso Tilly vai colocar em cheque todos os que contribuíram para a sua proscrição, ao mesmo tempo que os vai conquistando com a sua arte parisiense. Mas será que é o reconhecimento que Tilly prentende? ;) E mais não digo.

Gostei da forma como a autora incorpora a descrição dos vestidos que Tilly executa. Dei por mim a
consultar o Google para saber do que falava quando por exemplo mencionava o Lys Noir de Chanel.

Foi uma leitura bastante surpreendente, e fico muito curiosa como será a adaptação ao cinema, tendo Kate Winslet no papel principal, o de Tilly.

Deixo-vos o trailer do filme, que a meu ver, muito promete! ;)


Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui, ou consultar a página do mesmo no site da Editorial Presença » aqui.

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)