"A Modista" de Rosalie Ham (opinião)

"A Modista" é uma sátira interessante sobre a vida e os habitantes de uma pequena vila. Embora a ação se passe na Austrália rural, nos anos 50, a verdade é que podemos encontrar o tipo de pessoas caracterizadas neste livro em qualquer lugar, e ainda nos dias de hoje. A mesquinhez, a traição, a falta de carácter e o cinismo são valores que infelizmente ainda consomem almas mais contemporâneas que as do livro.

Quem começar a ler esta história sem preparação, ficará certamente, como eu fiquei, um pouco confuso. É o que dá insistir em não ler a sinopse. Às vezes temos surpresas. Ora este livro com uma capa tão interessante associado a um título que promete, é na realidade um romance gótico, algo negro, cuja leitura por vezes nos choca e outra vezes intriga, e que apenas faz sentido quando nos aproximamos do final e a verdade sobre os acontecimentos do passado vêm ao de cima. Lembrou-me um pouco das histórias de Charles Dickens.

Os cidadãos de Dungatar são pessoas um pouco excêntricas, que primam pelo mais negativo que a raça humana pode ostentar. Cada um deles é-nos apresentado condignamente, num determinado momento-chave, que nos ajuda a formar uma opinião imediata e inequívoca sobre aquela pessoa.

Entretanto, Tilly, a personagem principal, e à roda da qual tudo sucede, é uma jovem modista que quando criança foi injustamente escorraçada de Dungatar. Sobreviveu e venceu no mundo da moda como modista, tendo apenas regressado à vila da sua infância para tomar conta da mãe. Com esse regresso Tilly vai colocar em cheque todos os que contribuíram para a sua proscrição, ao mesmo tempo que os vai conquistando com a sua arte parisiense. Mas será que é o reconhecimento que Tilly prentende? ;) E mais não digo.

Gostei da forma como a autora incorpora a descrição dos vestidos que Tilly executa. Dei por mim a
consultar o Google para saber do que falava quando por exemplo mencionava o Lys Noir de Chanel.

Foi uma leitura bastante surpreendente, e fico muito curiosa como será a adaptação ao cinema, tendo Kate Winslet no papel principal, o de Tilly.

Deixo-vos o trailer do filme, que a meu ver, muito promete! ;)


Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui, ou consultar a página do mesmo no site da Editorial Presença » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)