"A Linguagem Secreta das Irmãs" de Luanne Rice (opinião)

Já sigo as publicações desta autora há muito tempo e sempre gostei da forma como para ela os laços familiares se tornam o tema principal, e como ela consegue introduzir sempre o fator “natureza” e “vida selvagem”. Com este “A Liguagem Secreta das Irmãs”, no entanto, é a primeira vez que a vejo abordar temas mais atuais e até algo controversos, não esquecendo as tais ligações familiares, obviamente.
Adorei, e fico muitíssimo curiosa sobre qual será a sua próxima aposta.

Entretanto, falemos sobre este livro.
A história que Luanne Rice nos conta aborda muito mais para além de uma relação especial entre irmãs. Luanne conta-nos como pequenos erros podem afetar muitas pessoas. Conta-nos igualmente como quase nunca é possível voltarmos atrás com o que aconteceu, e que por vezes não há outro caminho senão continuar para a frente. E lutar. 

Neste livro, Luanne aborda a questão da utilização do telemóvel enquanto se conduz, principalmente o enviar e ler mensagens. Foi por causa disto que Roo, de dezasseis anos, teve um acidente automóvel e ficou em coma.

Mas para além de todo o drama relativo à situação em si, e que Luanne soube tão bem aproveitar como alerta sobre o tema, Roo não está apenas em coma. E esse é o outro tema deste livro… Roo tem o Síndrome do Encarceramento. Uma patologia neurológica extremamente rara e sem cura. Ela consegue ouvir, sentir e ver tudo o que se passa à sua volta, mas não consegue mexer-se nem falar, pelo que a comunicação só se torna possível com a ajuda de um computador e elétrodos implantados no seu cérebro.

Tilly, a irmã de Roo, é uma jovem de 14 anos, que se vê de repente sem o seu ídolo, para além do que carrega uma culpa sem precedentes. Era com ela que Roo estava a trocar mensagens na altura do acidente.

É realmente uma viagem atribulada, esta em que Luanne Rice leva os seus leitores, mas que consegue levar a bom porto. Uma leitura cativante que prende e nos faz pensar em como a vida é tão frágil e o amor é realmente o bem mais precioso que temos.

Um livro que recomendo a pais e também a adolescentes com irmãos. Uma excelente prenda para o Dia da Mãe que se aproxima.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)