Bem, o título deste livro, "A Livraria dos Finais Felizes", não poderia ser mais sugestivo. E cumpriu o seu objetivo. Conquistou-me de imediato, como provavelmente o fará em relação a todos os livrólicos. E não só, sugestionou como cumpriu. Este é verdadeiramente um livro sobre livros, e sobre o amor aos livros, e sim, claro, sobre o amor e a amizade.
A ação desenrola-se numa pequena cidade no Iowa, E.U.A. Daquelas em que se passa quase sem dar por isso se não estivermos com atenção. Broken Wheel (= roda partida - Adoro o nome!) ganhou o nome por causa da roda de uma caravana que se partiu na altura dos pioneiros. Esses pioneiros que por ali ficaram foram os antepassados dos atuais habitantes desta cidade. E que habitantes tão interessantes! Cada um deles com as suas peculiaridades, problemas, paixões e ódios, hábitos e rotinas.
Ora é mesmo ali no meio que vai cair uma jovem desempregada sueca, Sara, que decidiu ir finalmente conhecer a sua penpal Amy, com quem se correspondia há algum tempo, trocando impressões sobre livros e trocando livros. Daí até ela conseguir abrir uma livraria e pôr aquela gente toda a ler, é que é uma verdadeira aventura! E mais não conto. ;)
Esta foi uma leitura muito divertida e desempoeirada. Adorei todas as referências a livros e autores, claro, e como não podia deixar de ser revi-me um pouco na Sara, cuja paixão pelos livros deixa toda a gente de boca aberta. ;)
Recomendo a todos os livrólicos e também para quem quer uma história divertida sobre livros e pessoas e pessoas e livros. ;)