"A Livraria dos Finais Felizes" de Katarina Bivald (opinião)

Na minha estante há um cantinho especial para os livros sobre livros, leitores, livrarias, bibliotecas... Falo daqueles livros que enunciam uma série de livros que já lemos, ou que no mínimo já ouvimos falar, que falam dos vários tipos de leitores, da história de uma ou outra livraria, dos problemas com que os aficionados pelos livros se debatem, das manias dos livrólicos, estão a ver? Como não gostar de um livro assim? Nós, leitores, conseguimos nos rever com grande facilidade, já para não falar de que podemos encontrar dicas sobre um livro ou outro que ainda não lemos! ;) Enfim... anda tudo à volta dos livros.

Bem, o título deste livro, "A Livraria dos Finais Felizes", não poderia ser mais sugestivo. E cumpriu o seu objetivo. Conquistou-me de imediato, como provavelmente o fará em relação a todos os livrólicos. E não só, sugestionou como cumpriu. Este é verdadeiramente um livro sobre livros, e sobre o amor aos livros, e sim, claro, sobre o amor e a amizade.

A ação desenrola-se numa pequena cidade no Iowa, E.U.A. Daquelas em que se passa quase sem dar por isso se não estivermos com atenção. Broken Wheel (= roda partida - Adoro o nome!) ganhou o nome por causa da roda de uma caravana que se partiu na altura dos pioneiros. Esses pioneiros que por ali ficaram foram os antepassados dos atuais habitantes desta cidade. E que habitantes tão interessantes! Cada um deles com as suas peculiaridades, problemas, paixões e ódios, hábitos e rotinas.

Ora é mesmo ali no meio que vai cair uma jovem desempregada sueca, Sara, que decidiu ir finalmente conhecer a sua penpal Amy, com quem se correspondia há algum tempo, trocando impressões sobre livros e trocando livros. Daí até ela conseguir abrir uma livraria e pôr aquela gente toda a ler, é que é uma verdadeira aventura! E mais não conto. ;)

Esta foi uma leitura muito divertida e desempoeirada. Adorei todas as referências a livros e autores, claro, e como não podia deixar de ser revi-me um pouco na Sara, cuja paixão pelos livros deixa toda a gente de boca aberta. ;)

Recomendo a todos os livrólicos e também para quem quer uma história divertida sobre livros e pessoas e pessoas e livros. ;)



1 comentários:

Isaura Pereira on 5/5/16 disse...

Olá!
Parece ser um livro delicioso :)
Ansiosa por o ler.
Beijinhos e boas leituras

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)