Gostei imenso de conhecer a penúltima rainha de Portugal. Assumindo a coroa com apenas 15 anos, aquando do seu casamento com D. Luís I de Portugal, Maria Pia de Sabóia ficou conhecida como O Anjo da Caridade e Mãe dos Pobres. Fundou inúmeros estabelecimentos de solidariedade social e foi uma rainha atenta às necessidades dos mais pobres e das vítimas de catástrofes nacionais, como foi exemplo as cheias de 1876 ou o calamitoso incêndio do Teatro Baquet, no Porto. Foi igualmente uma mãe extremosa, sendo uma voz ativa na educação dos filhos, coisa que não era propriamente comum nessa época e nos lares mais nobres.
![]() |
Maria Pia, aos 15 anos. |

Diana de Cadaval, a autora, conseguiu trazer esta rainha à vida, e torná-la real aos nossos olhares de leitores, quer através de correspondência trocada com a sua irmã Maria Clotilde, quer através da sua própria voz, na forma de um diário pessoal. Foi a primeira vez que li algo desta autora e gostei muito.
É um livro que recomendo para quem quer saber um pouco mais sobre a História de Portugal, pois não só retrata muitíssimo bem a sociedade da época, como aborda alguns eventos que nos marcaram enquanto povo português.
0 comentários:
Enviar um comentário