"Lucrécia Bórgia - A Princesa do Vaticano" de C. W. Gortner (opinião)

Muito se tem escrito sobre Lucrécia Bórgia, esta personagem da história tão admirada, quanto odiada. Filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, o infame papa Alexandre VI, foi uma personagem, no mínimo, polémica. Mas, verdade seja dita, muito do que lhe é atribuído, pode não corresponder à realidade.

Neste livro, C.W.Gortner, um exímio mestre na arte de ressuscitar grandes personagens femininas da História, consegue captar a essência de Lucrécia, e apresenta-no-la quando ainda criança. Pela sua mão acompanhamos o crescimento desta Princesa do Vaticano, a quem o pai chamava carinhosamente de farfallina (pequena borboleta) e observamos a forte relação entre os dois que nunca esmoreceu ao longo dos tempos, nem com a interferência de outros. Ela era a sua filha querida e mesmo mais tarde, quando já em declínio, Rodrigo Bórgia ouvia e respeitava a sua opinião, embora nem sempre a seguisse.
Igualmente polémicos, os seus dois irmãos Juan e Cesar, contribuíram para a fama negativa desta família. E Lucrécia, como qualquer irmã, viu-se no meio da rivalidade entre os dois irmãos, tentando por água na fervura quando necessário, embora optando amiúde pelo seu irmão favorito, Cesar.

A meu ver, Lucrécia não foi mais do que o produto de uma época e de uma família ambiciosa. Uma jovem que teve de submeter à vontade de outros por forma a sobreviver numa Europa em constante agitação política. Não nos esqueçamos qual era o papel da mulher naquela época. Servia para forjar alianças, dar descendência e pouco mais.

Peças, óperas, livros, músicas e filmes foram levados a cabo tendo como inspiração esta personagem, no entanto, julgo ter ficado a conhecê-la bem melhor pela mão de C.W. Gortner, este brilhante autor de romances históricos que já conquistou o meu coração de leitora.

Recomendo sem hesitações!

0 comentários:

O livro sensação de 2017!

Uma saga familiar desde o período da Depressão até aos dias de hoje

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)