"Lucrécia Bórgia - A Princesa do Vaticano" de C. W. Gortner (opinião)

Muito se tem escrito sobre Lucrécia Bórgia, esta personagem da história tão admirada, quanto odiada. Filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, o infame papa Alexandre VI, foi uma personagem, no mínimo, polémica. Mas, verdade seja dita, muito do que lhe é atribuído, pode não corresponder à realidade.

Neste livro, C.W.Gortner, um exímio mestre na arte de ressuscitar grandes personagens femininas da História, consegue captar a essência de Lucrécia, e apresenta-no-la quando ainda criança. Pela sua mão acompanhamos o crescimento desta Princesa do Vaticano, a quem o pai chamava carinhosamente de farfallina (pequena borboleta) e observamos a forte relação entre os dois que nunca esmoreceu ao longo dos tempos, nem com a interferência de outros. Ela era a sua filha querida e mesmo mais tarde, quando já em declínio, Rodrigo Bórgia ouvia e respeitava a sua opinião, embora nem sempre a seguisse.
Igualmente polémicos, os seus dois irmãos Juan e Cesar, contribuíram para a fama negativa desta família. E Lucrécia, como qualquer irmã, viu-se no meio da rivalidade entre os dois irmãos, tentando por água na fervura quando necessário, embora optando amiúde pelo seu irmão favorito, Cesar.

A meu ver, Lucrécia não foi mais do que o produto de uma época e de uma família ambiciosa. Uma jovem que teve de submeter à vontade de outros por forma a sobreviver numa Europa em constante agitação política. Não nos esqueçamos qual era o papel da mulher naquela época. Servia para forjar alianças, dar descendência e pouco mais.

Peças, óperas, livros, músicas e filmes foram levados a cabo tendo como inspiração esta personagem, no entanto, julgo ter ficado a conhecê-la bem melhor pela mão de C.W. Gortner, este brilhante autor de romances históricos que já conquistou o meu coração de leitora.

Recomendo sem hesitações!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)