"Rosie e os seus Maravilhosos Óculos Coloridos" de Brianna Wolfson (opinião)

De tempos a tempos há um livro especial que me toca um pouco mais profundamente. Que me faz querer mais. Que me coloca um brilho nos olhos e um sorriso nos lábios, mesmo quando uma ou outra lágrima me escorrem pelo rosto. Este, meus caros, é um desses livros.

Assim que “conheci” Willow soube que ela me ía partir o coração. E fê-lo. Ela é uma das personagens mais lindas, ternurentas e poderosas com que me deparei até hoje. E a história da sua família é igualmente maravilhosa, dilacerante e infelizmente, muito comum. Três palavras me vêm à ideia para descrever este livro: ternura, amor e compaixão. Coisas que por vezes nos faltam no dia-a-dia, não concordam?

Willow, de 11 anos, junto com o seu irmão Asher, de seis, estão no cerne desta história e a forma como a autora nos conta o que aconteceu na vida destes dois pequenos irmãos é verdadeiramente original. O relato acontece sempre na primeira pessoa e a narração vai alternando entre Willow, no presente, e o pai e a mãe, no passado, até coincidirem no tempo. Gostei destes saltos temporais que aos poucos nos vão explicando a história. E também das versões dos acontecimentos vistas pelos dois ou três pontos de vista. Muito original!

Os pais de Willow e Asher estão atualmente divorciados e os seus mundos chocam de tal forma que faz estremecer profundamente a jovem e sensível Willow. O mundo da mãe, Rosie, é vibrante como ela, pleno de amor, gargalhadas, diversão, doces e vida. Já o mundo do pai, Rex, é feito de regras, de obrigações, de caras sérias e trabalhos de casa. Não há equilíbrio em nenhum deles. E até Willow se admira como duas pessoas tão diferentes puderam um dia se apaixonar. Mas o facto é que aconteceu. E o que depois aconteceu é o que muitas vezes acontece na vida real: o peso da realidade torna-se demasiado pesado para uma das pessoas e o encantamento acaba.

Não vos posso contar mais. Terão de ler o livro. E sim, Willow também vos vai partir o coração. É que a sua história, muito mais do que uma história sobre a infância, a maternidade ou a paternidade, é uma história sobre o poder do amor e sobre o quanto por vezes é necessário olharmos para as coisas de outra maneira para conseguirmos sobreviver.

Brianna Wolfson, com este seu livro de estreia que merece as minhas 9 estrelas, ganhou um lugar no meu coração de leitora. Espero que escreva mais histórias para nos encantar.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)