"Cartas a um Amor Perdido" de Iona Grey (OPINIÃO)

Adoro histórias cujo pano de fundo seja a II Guerra Mundial. Não falo da guerra propriamente dita, e nem tanto do holocausto nazi, mas simplesmente a forma como tantas vidas foram afetadas, quer estivessem ou não diretamente envolvidas no conflito. Existem tantas histórias por contar, tantas por ler, que fico sempre feliz quando encontro um livro como este. Cartas a um Amor Perdido preenche todos os requisitos para uma leitura extraordinária.

A foto escolhida para a capa portuguesa é perfeita. Faz lembrar o poster de um filme, não concordam? E que filme encerram as páginas deste livro!! :) É uma história romântica, é certo, mas é também uma história de luta e sobrevivência, de perda e desgosto. Vão ficar revoltados com algumas das situações abordadas, e vão-se derreter com outras. Aborda alguns temas importantes, alguns deles bem atuais!

A escrita da autora é cativante e fluída, proporcionando uma boa leitura que nos dificulta intervalar.  As personagens são muito reais e estão muito bem construídas, perfeitas para cada uma das épocas em que se inserem - os anos 40, em plena guerra, e a atualidade. Os saltos temporais e a organização da história, tão importante em livros deste género, são perfeitos o que nos impulsiona a leitura e nos faz querer ler e ler sempre mais.

A história inicia-se nos dias de hoje com Jess, que foge de uma relação abusiva. Sem outra alternativa, ela refugia-se numa casa aparentemente abandonada onde vem a receber a carta de um tal Dan endereçada a uma Stella, que aparentemente não é a pessoa que morava na casa. E aí se inicia a aventura temporal que vai revolucionar a vida de todos os envolvidos.

Fez-me lembrar um pouco as histórias de Lucinda Riley, que por sinal comentou este livro como «Um belo e terno romance escrito por uma autora com um talento natural para contar histórias.». Uma história impossível de não adorar. Recomendo!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)