"A Sombra do Passado" de Nikola Scott (OPINIÃO)

Sabem quando alguém vos coloca aquela terrível questão "Qual o livro que mais gostaste?" - Eu costumo responder que, para mim, é impossível nomear um, pois são imensos. No entanto, se tivesse de fazer uma lista, este, meus amigos, estaria com toda a certeza lá mencionado.

É um livro extraordinário, não tanto pela história (que apesar de lindíssima, não é original), mas pela forma como a autora a desenvolve, pela atmosfera que a rodeia, que é quase palpável, e a tensão durante toda a narrativa. Aquela necessidade urgente de saber o que afinal aconteceu no passado que explicará o presente.

A escrita, é maravilhosa. Absolutamente maravilhosa. Dei por mim a ler e a voltar atrás para reler esta ou aquela passagem, só pela beleza com que está escrita. Nikola Scott é sem dúvida uma grande contadora de histórias e o seu dom é deveras extraordinário. A sua escrita envolve-nos como uma hera e sem sabermos bem como estamos completamente enredados na leitura, com os sentidos em alerta, tentando participar de algum modo na história que se desenrola perante os nossos olhos.

E as personagens? Magníficas. Cada uma delas é maravilhosamente explorada, com grande profundidade, quer a nível de sentimentos quer a nível da história pessoal de cada uma. A autora não perde tempo com as personagens secundárias, que esvoaçam pela história cumprindo a sua função. A sua dedicação vai para as personagens principais, criando-as de forma a que quase as podemos ver e sentir. É arrepiante, acreditem!

Assim que terminei, apeteceu-me voltar à primeira página e voltar a ler tudo. Este livro é mesmo assim tão bom. Daqueles que me iram acompanhar durante muito tempo. E Nikola Scott tem uma grande responsabilidade agora: manter esta qualidade num próximo livro. Fico ansiosamente à espera.

P.S. Há uma coisa que não posso deixar de mencionar: a capa. A imagem é lindíssima e muito bem apropriada, já que conseguimos visualizar uma das personagens ali, de vestidinho amarelo a ler. E esta edição da Círculo de Leitores em capa rija vale realmente a pena. É daqueles livros que não vão sair da minha estante, garanto-vos. ;)

1 comentários:

Beatriz Sousa on 15/3/19 disse...

Foi mesmo um livro para ler e adorar! Que bom que é ler livros assim

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)