"Um Clarão de Luz" de Jodi Picoult (OPINIÃO)

Este não é um tema fácil, aliás, como muitos dos temas abordados nos livros de Jodi Picoult. E claro, como sempre mexe com as nossas emoções e convicções. Jodi consegue colocar-nos a discutir com nós próprios, analisando cada uma das partes e circunstâncias. No meio de tudo isto, aprendemos. Aprendemos a ser mais tolerantes e aprendemos a ver e respeitar os pontos de vista dos outros. Porque ninguém é dono da verdade absoluta. Simplesmente porque ela não existe. Principalmente num tema como este. Pró-escolha ou Pró-vida?

Neste livro, Jodi recria uma situação que não é pouco provável de acontecer nos E.U.A. Um centro que presta cuidados de saúde reprodutiva a mulheres (incluindo a realização de abortos) é invadido por um homem armado que desata a disparar, causando feridos e fazendo reféns. O centro está cheio de funcionários e pacientes, pelo que de imediato é lançado o alerta junto das forças policiais e o caos rebenta.

Jodi Picoult escolhe as suas personagens a dedo. Pessoas simples, como qualquer um de nós, mas com algo na sua história pessoal que as liga ao tema. E por vezes, essa ligação, nem é assim tão linear. Como por exemplo uma das pessoas que se encontra dentro do Centro naquele fatídico dia, era uma jovem que apenas estava lá para ter a sua primeira consulta de planeamento familiar; outra, uma mulher mais velha, tinha ido mostrar os resultados dos exames que confirmariam que tinha cancro de colo do útero. E o atirador? Quais as suas razões para aquela atitude? E o negociador de reféns? Qual a sua ligação? Todas as personagens envolvidas neste caso têm algo para partilhar sobre o assunto. E aos poucos, vamos sabendo das suas histórias, mesmo as mais escondidas, e percebendo os seus motivos e as suas convicções e opiniões.

Apesar da situação que a autora nos apresenta, este é daqueles livros em que o final não é o mais importante, embora exista alguma tensão até ao fim. É o próprio desenvolvimento da história que tem a máxima importância. É aí que nós nos questionamos perante as informações que vamos recebendo. E no fim, não sei se ficamos mais certos das nossas convicções, se mudamos de ideia ou se ficamos mais baralhados. Uma coisa é certa, ficamos mais abertos às opiniões dos outros, mais susceptíveis de entender as razões dos outros, e acima de tudo, a querer falar sobre o assunto.

E mais do que um livro sobre o tema do aborto, direitos das mulheres vs. direitos dos seres que elas geram, este é um livro sobre pais e mães e as capacidades e responsabilidades de cada um.

Em suma, adorei. É daqueles livros que só nos apetece partilhar e falar com os amigos. Um livro excelente para grupos de discussão e clubes de leitura. Recomendo.

P.S. Outra das características desta autora que eu adoro, é a habilidade que nos tem de fazer apreender e até memorizar algo especial. Um clarão de luz, o nome do título deste livro, é também o que acontece quando um espermatozóide fecunda um ovo. Tem a ver com algo de científico, com o aumento súbito dos níveis de cálcio que provocam a libertação de zinco ou, para quem preferir, é sinónimo de que aconteceu algo realmente especial - a criação de uma nova vida.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)