"Um Clarão de Luz" de Jodi Picoult (OPINIÃO)

Este não é um tema fácil, aliás, como muitos dos temas abordados nos livros de Jodi Picoult. E claro, como sempre mexe com as nossas emoções e convicções. Jodi consegue colocar-nos a discutir com nós próprios, analisando cada uma das partes e circunstâncias. No meio de tudo isto, aprendemos. Aprendemos a ser mais tolerantes e aprendemos a ver e respeitar os pontos de vista dos outros. Porque ninguém é dono da verdade absoluta. Simplesmente porque ela não existe. Principalmente num tema como este. Pró-escolha ou Pró-vida?

Neste livro, Jodi recria uma situação que não é pouco provável de acontecer nos E.U.A. Um centro que presta cuidados de saúde reprodutiva a mulheres (incluindo a realização de abortos) é invadido por um homem armado que desata a disparar, causando feridos e fazendo reféns. O centro está cheio de funcionários e pacientes, pelo que de imediato é lançado o alerta junto das forças policiais e o caos rebenta.

Jodi Picoult escolhe as suas personagens a dedo. Pessoas simples, como qualquer um de nós, mas com algo na sua história pessoal que as liga ao tema. E por vezes, essa ligação, nem é assim tão linear. Como por exemplo uma das pessoas que se encontra dentro do Centro naquele fatídico dia, era uma jovem que apenas estava lá para ter a sua primeira consulta de planeamento familiar; outra, uma mulher mais velha, tinha ido mostrar os resultados dos exames que confirmariam que tinha cancro de colo do útero. E o atirador? Quais as suas razões para aquela atitude? E o negociador de reféns? Qual a sua ligação? Todas as personagens envolvidas neste caso têm algo para partilhar sobre o assunto. E aos poucos, vamos sabendo das suas histórias, mesmo as mais escondidas, e percebendo os seus motivos e as suas convicções e opiniões.

Apesar da situação que a autora nos apresenta, este é daqueles livros em que o final não é o mais importante, embora exista alguma tensão até ao fim. É o próprio desenvolvimento da história que tem a máxima importância. É aí que nós nos questionamos perante as informações que vamos recebendo. E no fim, não sei se ficamos mais certos das nossas convicções, se mudamos de ideia ou se ficamos mais baralhados. Uma coisa é certa, ficamos mais abertos às opiniões dos outros, mais susceptíveis de entender as razões dos outros, e acima de tudo, a querer falar sobre o assunto.

E mais do que um livro sobre o tema do aborto, direitos das mulheres vs. direitos dos seres que elas geram, este é um livro sobre pais e mães e as capacidades e responsabilidades de cada um.

Em suma, adorei. É daqueles livros que só nos apetece partilhar e falar com os amigos. Um livro excelente para grupos de discussão e clubes de leitura. Recomendo.

P.S. Outra das características desta autora que eu adoro, é a habilidade que nos tem de fazer apreender e até memorizar algo especial. Um clarão de luz, o nome do título deste livro, é também o que acontece quando um espermatozóide fecunda um ovo. Tem a ver com algo de científico, com o aumento súbito dos níveis de cálcio que provocam a libertação de zinco ou, para quem preferir, é sinónimo de que aconteceu algo realmente especial - a criação de uma nova vida.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)