“A Vida Escondida Entre os Livros” de Stephanie Butland (OPINIÃO)


Um livro que fale sobre outros livros, leitores, livreiros ou qualquer coisa relacionada com esta minha paixão, tem acesso garantido ao meu coração. Normalmente são livros que me dão muito prazer ler pelas referências livrescas, independentemente da história. “A Vida Escondida Entre os Livros” surpreendeu-me imenso pela positiva. É um livro com tão grande profundidade literária, bem como emocional.

Se eu fosse uma biblioterapeuta, diria que este livro é excelente para pessoas que se têm a tendência de substituir a realidade pelos livros, refugiando-se neles, preferindo-os até às pessoas e ao mundo cá fora. Stephanie Butland mostra-nos como os livros são importantes para nos ajudar a entender a realidade e os sentimentos, mas mostra-nos igualmente que não a podem substituir.

A jovem Loveday (adoro o nome!) é uma personagem extraordinária que ficará durante muito tempo na minha memória. É uma jovem que tem vivido a sua vida, como o nome do livro bem indica, escondida entre os livros. Literalmente! A vida dela resume-se ao trabalho num alfarrabista. É lá que ela preenche os seus dias, organizando, folheando, respirando os livros que não param de entrar e simultaneamente escondendo-se do seu passado e do seu futuro. É maravilhoso acompanhar o desabrochar de Loveday, ver a sua evolução ao longo do livro, e torcer para que as coisas corram bem para ela.

O grupo de personagens que a acompanha nesta aventura são igualmente muito interessantes e estão muitíssimo bem exploradas pela autora. Não há um ponto a mais, sequer. Nem uma vírgula! O enredo é extraordinário e conquista-nos logo desde o início. A forma como nos vai sendo apresentada a história é maravilhosa. Fiquei deveras deliciada.

As referências literárias são igualmente deliciosas. Tomei imensas notas no meu caderninho e acho que juntei mais uma série de títulos à minha lista de livros a ler.

Este é um livro que recomendo sem hesitações. Uma história encantadora, com um enquadramento admirável e encantador. Uma verdadeira preciosidade para nós, os amantes de livros.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)