Opinião: "Quem é amado nunca morre" de Victoria Hislop

"Quem é amado nunca morre" é um título tão abrangente que dificilmente o leitor adivinhará o tema. Mas quem conhece esta autora, Victoria Hislop, sabe que não se adivinha tema leve. Tem no entanto uma garantia de qualidade que só uns quantos autores possuem. Para além do mais, como poderão constatar no final da leitura, o título é mais perfeito do que poderiam pensar.

Neste livro Victoria Hislop regressa uma vez mais à Grécia, desta feita em pleno início da Segunda Grande Guerra. O conflito e as suas repercussões em território grego são-nos apresentados através dos olhos de Themis, a matriarca de uma família numerosa, que celebra os seus noventa anos. Pela sua voz, ao contar a história da sua vida a dois dos netos que se deixaram ficar para trás após a festa terminar, acompanhamos a vida de Themis desde os seus cinco anos até à atualidade. 

Não foi uma vida fácil, bem pelo contrário, atravessou eras conflituosas, não só a Segunda Guerra Mundial como uma Guerra Civil. E é todo esse período histórico que ficamos a conhecer de uma forma absolutamente humana e realista. Foi um livro com o qual aprendi imenso, e de certa forma nos explica o porquê das coisas hoje em dia serem como são. É bem verdade que a explicação sobre o presente se encontra no passado.

Themis é uma personagem maravilhosa. Consegue reerguer-se sempre que é deitada abaixo, e vez após vez, a sua determinação torna-se mais forte. É uma Mulher que nunca desistiu e que conseguiu vencer, criando a sua família, defendendo os seus ideais e acima de tudo, sobrevivendo mesmo quando tudo à volta se desmoronava.

Escrito com todo o respeito pelo povo grego, seus costumes e tradições, a autora conquista o leitor com facilidade, transportando-nos para uma época onde a realidade era bem diferente daquilo que hoje conhecemos. Através da escrita de Victoria Hislop dei por mim a viajar no espaço e no tempo, pelo que durante uns dias, as minhas horas de almoço eram passadas na Grécia, umas décadas atrás.

Adorei voltar a ler esta autora. E recomendo este livro sem hesitações. Vão ficar viciados em Victoria Hislop, um nome que vão querer descobrir. Não tenho dúvidas! ;)

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)