Opinião: "Mulheres da minha Alma" de Isabel Allende

Este foi o primeiro livro não ficção que li de Isabel Allende. Tenho lido os outros, os de ficção, e sei que ela é uma exímia contadora de histórias, por isso não foi difícil embarcar nesta viagem com ela. E que viagem interessante foi!

Uns dias antes de pegar na leitura tive a oportunidade de ver em direto uma entrevista no Facebook da Porto Editora*. A entrevistadora, Raquel Marinho, tinha as perguntas certas para lhe colocar, e a maravilhosa Isabel Allende, do alto dos seus 78 anos, encantou tudo e todos. Eu pelo menos fiquei fascinada com esta senhora, tão sóbria, tão consciente de si mesma e do mundo que a rodeia, a dar verdadeiras lições de vida a quem quiser aprender. Adorei. Não pude por isso adiar muito mais a leitura. Foi apenas terminar o livro que tinha em mãos e lá fui eu. 

O que encontrei foi pura e simplesmente a própria Isabel Allende em cada página daquele livro. Numa verdadeira conversa informal com o seu leitor, ela aborda diversos temas que lhe são queridos, ao mesmo tempo que fala de marcos importantes da sua vida e também de como é envelhecer e até da situação atual de pandemia que agora vivemos. 

Com temas sempre à volta das Mulheres, ou não tivesse este livro o título que tem, ela fala das que a formaram, as da sua família e as outras, das que como ela tentaram fazer diferença na história do feminismo, das que sucumbiram, das que se salvaram. Contando histórias, desfiando memórias, ela encanta, ensina, aconselha. Emocionante, por vezes até chocante, foi uma leitura que muito me agradou. Sinto que fiquei a conhecer um pouco mais esta Mulher tão rica, que ainda tem tanto para nos dar. Espero que dure ainda muitos anos e nos continue a brindar com pérolas deste género ou de ficção. É uma honra e um prazer ler Isabel Allende.

*Podem ver o vídeo da entrevista aqui.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)