Li "A Ilha" em Outubro de 2007. Há quase uma vida atrás! Volvidos quase 15 anos, a autora presenteia-nos com a sequela dessa história. Embora não seja um livro tão rico como o primeiro, é sem dúvida uma história cativante, cheia das paixões e ódios, tão típicos da cultura mediterrânica.
Adorei voltar aquela atmosfera, com aroma a tomilho, conhecer os pais de Sofia (mãe de Alexis, do primeiro livro) e a história dessa família. É um livro perfeito para esta altura do ano, onde o calor já vem apertando e as paisagens maravilhosas de Plaka com Spinalonga ao fundo.
Uma Noite de Agosto celebra a data em que a Colónia de Spinalonga foi encerrada, após a descoberta da cura para a lepra. Foi também nessa noite que ocorreu um crime passional. O que está por trás dessa morte e de que forma irão sobreviver todos os envolvidos, é o relato fascinante desta história dentro da História.
É uma leitura que recomendo. Uma excelente ingressão no universo de Victoria Hislop, para quem não a conhece, e um regresso à leitura desta magnífica autora e ao local onde se desenrola "A Ilha".
P. S. Descobri entretanto que "A Ilha" teve uma mini série televisiva (To nisi). Deixo-vos aqui o trailer: