Para além de estar pontuado por ilustrações maravilhosas, é igualmente uma fonte de informação sobre os gatos, incluindo conselhos e avisos. Confesso que descobri imensas coisas que nem imaginava!
Sabiam por exemplo que "O Japão é um dos países onde mais se reverencia os gatos, a ponto de se considerar que ter imagens de felinos dá sorte. Conta a lenda que uma vez um gato agitou uma pata em frente de um proprietário japonês, que, intrigado pelo gesto, se aproximou dele. Segundos depois, um raio caiu no lugar onde antes estivera o homem, que atribuiu ao gato a sua boa sorte. A figurinha do Maneki -neko, o gato gorducho que acena com a pata esquerda, é moeda corrente nos negócios: com a pata erguida e em movimento, o gato convida os clientes; por outras palavras, está a atrair a fortuna para o seu dono." Pois é, aquele gatinho que encontramos nas lojas chinesas a abanar a mão, é de origem japonesa!
Também aqui pude encontrar pequenos capítulos contendo informações importantes para quem quer ter um gato como animal de companhia, como por exemplo: conselhos ao adotar um gatinho bebé, recomendações para integrar um segundo gato no lar, pistas para conseguir uma boa convivência entre cães e gatos, ou até mesmo uma lista ilustrada das plantas que são tóxicas para os gatos e as que são seguras.Mas este livro é na realidade a história de um gato em especial: Oye. Um gato que viveu 17 anos em comunhão com a sua dona, Laura Agustí, a autora deste livro e destas incríveis ilustrações. É também um livro sobre a perda, o luto e a dor que advém de ficar sem um amigo destes, pois infelizmente eles duram bem menos tempos que nós.