"Contra o Vento" de Ángeles Caso

Há mulheres que fazem “parte de uma raça de gigantes” parte de “um mundo de mulheres poderosas como montanhas altas” e que não se limitam a apenas passar por esta vida. Vivem-na, plenamente. Agarram-se a ela com unhas e dentes e por mais que as tempestades se abatam sobre si, nunca jamais se permitem vergar nem desistir.
São é uma dessas mulheres.

Ainda na crítica do livro anterior eu dizia que não gostava de histórias verídicas… e no final de ler este livro sou apanhada desprevenida, pois nos agradecimentos da autora percebo que a história de São é absolutamente verdadeira.
Ángeles Caso, a autora, é uma mulher de extrema sensibilidade e ao romancear a vida de São, soube fazê-lo com toda a delicadeza e suavidade.
Logo nas primeiras páginas conquistou-me essa delicadeza, essa suavidade, essa forma de escrita que se desenvolve quase balanceada ao ritmo da respiração.
A história de São não é uma história fácil de digerir. Tal como por vezes não o é a própria vida. Mas é uma história de esperança em que o Amor de Mãe e o fogo de uma mulher que nunca se deixou vencer dá uma lição ao mundo.
Lindo, lindo.

Sinopse:

O romance vencedor do Prémio Planeta 2009, o mais importante galardão literário atribuído em Espanha, narra os infortúnios das mulheres que se recusam a viver a vida que lhe estava predestinada e que, contra o vento do destino, seguem lutando a cada dia que passa.


Ángeles Caso, autora de Contra o Vento, lançado sob o pseudónimo de Virgínia Évora, quem sabe uma mistura eclética entre Cesária Évora e Virgínia Woolf, inspirou-se na ama da sua filha, São, uma cabo-verdiana que emigra primeiro para Portugal e daqui para Espanha, para escrever a obra vencedora do Prémio Planeta 2009.
Baseada nesta e em muitas outras mulheres emigrantes, o livro trata da luta de todas elas contra o vento da miséria, dos maus-tratos, da inexistência de oportunidades profissionais e dos sonhos frustrados.
Comovente e ao mesmo tempo repleto de esperança, Contra o Vento, que segundo a autora dá voz às heroínas do século XXI, as mulheres emigrantes que chegam para “cuidar de nós, dos nossos filhos e dos nossos velhos”, é também um romance sobre a amizade feminina, sobre a força da solidariedade e o poder da música e da dança enquanto forma para superar as dificuldades e a dureza da vida.
Sem esconder o compromisso assumido – primeiro com a literatura, depois com a sociedade, mas acima de tudo com as mulheres, Ángeles Caso confessa que há algo na vida das mulheres que a fascina: a valentia e o fortíssimo sentido de amizade. São, a cabo-verdiana que inspirou a autora e por quem Ángeles Caso nutre uma imensa admiração, é disso exemplo.
Mesmo sem nunca saber a identidade da narradora, é impossível ficar indiferente à história de São, uma história narrada com ritmo e cuja crítica elogia sobretudo pelo realismo da escrita.

5 comentários:

Paulinha on 19/8/10 disse...

Mais um livrinho que me parece bastante interessante!!
No fim de contas a surpresa foi agradável pois só ao fim é que tomaste conta que era uma história verídica.
Se soubesses esse facto de antemão, de certeza que já não tinhas tanta vontade de o ler e perderias um livro que me parece fantástico.

Beijinhos

Kássia Kiss on 19/8/10 disse...

"mulheres que se recusam a viver a vida que lhe estava predestinada".

Bem hajam!!!

E obrigada à Fernanda por esta preciosa sugestão!

Débora Wachholz on 23/8/10 disse...

Ameei o seu blog e já estou te seguindo, para acompanhar todos os seus posts!!!
Beijos e boa semana,
Débora

cris on 28/8/10 disse...

ola Fernanda, já cheguei de férias... Aqui está mais um que tenho mesmo de comprar, adoro ler historias verídicas...bjinhos

cris on 28/8/10 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)