"O Fado da Severa" de Maria João Lopo de Carvalho (OPINIÃO)

Em relação aos livros da Maria João Lopo de Carvalho uma coisa já eu percebi - as suas protagonistas principais são sempre mulheres de boa fibra, personagens da nossa história que deixaram marca e das quais ainda hoje se fala. Só por isso, sempre que esta autora lança um novo livro, eu fico interessada. ;)

Neste seu último livro, O Fado da Severa, Maria João conta-nos a história dessa mítica figura do fado, a Severa, e com ela a história de uma Lisboa dividida entre finos paços e ruelas imundas e escuras.

Maria Severa Onofriana era filha de um cigano e de uma mulher da vida, profissão que veio igualmente a abraçar. Tinha uma forma especial de cantar e de "bater" o fado, que lhe conquistou inúmeros admiradores, entre eles alguns nobres, como o Conde de Vimioso que por ela se perdeu de amores. Severa, como era conhecida, vendia o seu regaço mas nunca a sua alma. Por todos era bem conhecida como altiva e impetuosa, mas simultaneamente generosa e cheia de afetos para os que estimava. Longe de ser uma mulher vulgar, Severa é rotulada como a primeira fadista, e foi imortalizada em fados, livros e filmes, tal era a sua fama.

Maria João Lopo de Carvalho soube retratar muito bem a Lisboa boémia daquela época, o antro de prostituição que se vivia no Bairro Alto e Mouraria, assim como os dias festivos de tourada, porque o fado andava de mão dada com estes eventos tauromáquicos.

Ler este livro é fazer uma viagem ao passado com vividas sensações, pelo que desde já louvo o trabalho da autora, não só pelos factos e informações fidedignas. como pela linguagem utilizada que nos conduz numa visita imersiva à época.

É uma leitura extremamente interessante que muito apreciei que recomendo a todos os que quiserem ficar a saber um pouco mais sobre Lisboa e a origem do fado.

Bem haja, Maria João, pelo seu excelente trabalho!




0 comentários:

Este livro traumatizou-me! Mas estou à espera do segundo. ;)

Um livro maravilhoso, cujas personagens me marcaram.

Um livro fora de série! Fenomenal. :)

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)