Apesar de não ser o último livro publicado em Inglaterra (cá o esperamos!), este "Segredos" encheu-me as medidas e preencheu todos os requisitos. Ora vejamos:
- História familiar interessante (leia-se complicada!);
- Ação que se desenrola em Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos que a antecedem;
- Excelentes saltos temporais, para explicar o passado;
- Uma história de amor como paisagem de fundo, com os devidos altos e baixos;
- A protagonista principal, como sempre nos romances desta senhora, é uma mulher. Ou melhor dizendo, três mulheres: Mãe, Filha e Neta. E qual delas com a melhor história para contar!?!?
Numa única palavra: ADOREI!
É o tipo de livros em que ficamos apaixonados pelas personagens, e nos preocupamos com elas!
Embora tenha achado Adele uma personagem interessante, gostei principalmente da avó Honour. Uma mulher maravilhosa, prática, endurecida pela vida, e que tenta esconder, sem êxito, o muito amor que ainda tem para dar. É uma cuidadora por natureza e é ela que vai reabilitar a jovem Adele, quando esta lhe chega às mãos.
Também gostei muitíssimo da forma como a autora concebeu a reconecção entre mãe (Honour) e filha (Rose). A forma como conseguiram por a sua relação em "pratos limpos", cada uma admitindo a sua cota parte na culpa do afastamento, mostra-nos que, com um pouco de humildade e paciência para ouvir o outro, há problemas que se revelam bem mais fáceis de solucionar do que inicialmente pareciam.
As voltas e reviravoltas no enredo são por vezes um pouco previsíveis, mas mesmo assim gostei de ler. Sabe bem ler uma história destas para fugir um pouco à realidade do dia a dia.
Recomendo sem hesitações. Este é dos bons! ;)