"Desencontros Virtuais" de Maria Eugénia Ponte

Sinopse:
À janela de um lar de idosos, Ana espera ansiosamente a chegada de João que prometera vir visitá-la. Recorda como há 30 anos atrás o conheceu quando navegava na Internet.
João conduz o seu carro ao longo de uma viagem através de uma estrada molhada pela chuva torrencial com a companhia do seu neto adormecido no banco de trás, e tal como Ana, recorda aquela profunda amizade de 30 anos.


A minha opinião:
Li-o durante a minha hora de almoço.
Gostei muito da forma como está escrito. Uma escrita límpida e clara, sem os subterfúgios que por vezes certos autores portugueses utilizam e que nos leva a perder o fio à meada. Com esta autora isso não acontece!
Em relação á história em si, bem confesso que achei as personagens algo inverosímeis, um pouco "perfeitos" demais. E além disso há 30 anos não havia net, como era possível aquela velhota de 75 anos ser uma informática reformada? lol Enfim, são apenas pequenos pormenores que tornam este romance numa história intemporal.
No entanto, devo dizer que consegui entender a química entre os dois. Consegui perceber o infeliz desencontro de 2 almas. Não consegui foi perceber porque ambos se dispuseram a prolongar um sofrimento que na verdade atingiu a mais pessoas que apenas a eles os dois.
Mariana (a mulher de João) tinha toda a razão em sentir ciúmes. Aquela amizade era muito mais que uma amizade e nunca deveria ter continuado a partir do momento que se ambos decidiram não assumir o seu amor.
Quem sabe Ana não teria encontrado alguém e João teria tido um melhor casamento com Mariana?
O final, foi realmente muito bem pensado e vistas as coisas, não poderia ter terminado de outra forma.
Resumindo, apesar da história não me agradar a 100% (fiquei um bocado frustrada com aquela Ana, confesso!) gostei muito de conhecer esta nova autora, Maria Eugénia Ponte, e fico à espera de uma próxima publicação! :)
(Muito obrigada GenaPonte por este empréstimo original!)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)