"Segredo de Família" de Elizabeth Berg

Sinopse:
Todos os anos, Laura Bartone se reencontra com os pais, a irmã e o irmão na casa de família, um acontecimento que espera sempre com um misto de entusiamo e ansiedade.
Mas este ano, tudo é diferente. Passa-se algo com Caroline, a irmã. Na primeira noite juntos, Caroline confronta os irmãos com graves alegações sobre a mãe. Surpreendida com as diferentes percepções que os irmãos têm da sua infância, Laura não sabe como lidar com o assunto e não tem a certeza de onde reside a verdade.
Até que uma súbita tragédia obriga toda a família a olhar para o passado, para a culpabilidade de cada um e para a necessidade íntima de amor e perdão que lhes é comum.

A minha opinião:
Todas as famílias têm os seus problemas, os seus "segredos". Ainda há pouco tempo estive a falar com o meu marido sobre este assunto. Todos nós temos o nosso lado bom e o nosso lado mau, e por vezes só em família é que eles se revelam plenamente.
A descrição de família com que a autora "fecha" o livro, é simples e muito, muito verdadeira:

(...) Mas a Hannah, que estava agora no sexto ano, tivera recentemente de escrever uma composição sobre o significado de família. Ela tinha descrito esse trabalho como impossível, o que nem parecia dela. Quando lhe perguntei porquê, disse:
- Porque é demasiado incerto dizer o que é uma família. Está sempre a mudar!
Mas acabou por fazer o trabalho e disse nele uma coisa que achei muito sensata: disse que nascemos na nossa família e que a nossa família nasce em nós. Não há devoluções nem trocas. (...)
E não é mesmo verdade?
Temos de aprender a lidar com a nossa família, pois é a única que temos.

Gostei muito deste livro, que me proporcionou momentos de leitura calma.
Identifiquei-me bastante com a personagem principal, a Laura e adorava ter o atelier dela e de dedicar-me como ela a fazer colchas por encomenda. ;)
Também não posso deixar de referir a relação excepcional que ela tinha com o marido, e com a qual também me identifiquei:

(...) Aquilo que sei sobre mim e Peter é que a chama nunca se extinguirá. Não levanto os olhos da salada que estou a mexer a pensar Oh, meu Deus! Como diabo vim aqui parar? Não olho para a nuca dele a pensar Eu não te conheço. Acordo com o meu companheiro e vou dormir com o meu amante. Ele ainda me causa arrepios, não só sexualmente, mas devido à forma como vê a vida que se desenrola à sua volta. Estou interessada naquilo que ele diz sobre mim e os filhos e os nossos respectivos trabalhos, mas também estou interessada naquilo que ele diz sobre o Médio Oriente e os padrões migratórios das monarcas e a quantidade de noz-moscada que se deve pôr no puré de batata e o impacte que teve na vida de Hitler o facto de ele ser um artista frustrado. Creio que o Pete é um indivíduo verdadeiramente honesto, consciente e bom. Se vivermos mais de uma vez, quero voltar a encontrá-lo. A família que construí com ele é o meu abrigo e a minha espada. Eles são uma outra forma de oxigénio: sem eles, tudo em mim morreria. É aterrador saber que o amor pode ter um tal poder, mas também é compensador.(…)


(Obrigada aviciada por mais esta partilha!)

3 comentários:

marcia on 20/11/08 disse...

Recordo-me que quando este livro foi editado tive muita vontade de o ler...depois, sem saber bem porquê, desmotivei e convenci-me que talvez nem valesse a pena. Ao ler a tua opinião voltar a ter vontade de lhe "pegar", ou não fosse a família algo de comum a todos nós, capaz de nos causar as maiores alegrias e também as maiores tristezas...

Pedro on 7/12/08 disse...

Farto-me de passar por este livro para nunca pegar nele =P Mas continua a chamar-me a atenção, e continua a parecer uma boa aposta.

Tinkerbell on 1/7/09 disse...

adorei o livro!acabei de o ler :) bjs**

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)