"Por Perto" de Martina Cole

Sinopse:
Mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda; mas mais perto de tudo, deverá estar a família.
Patrick Brodie está em plena ascensão. Gosta de arriscar mas, ao contrário do pai alcoólico, quer ter a certeza de que mantém por perto o que é seu. Também sabe exactamente até onde está disposto a ir para conseguir o que quer. E ele quer tudo. Já.
Em breve, iria arrumar com a velha guarda e tornar-se uma lenda viva. Violentamente. Ele e Lily estão determinados a que os filhos tenham tudo o que eles não tiveram, dê por onde der. Porém, o impensável acontece e Lily fica sozinha, com a família para cuidar, num mundo perigoso. Um mundo onde não se pode confiar em ninguém. Para sobreviver, os Brodie têm de se manter unidos. Mas os pecados acabam sempre por vir ao de cima.

Críticas da imprensa:
"A habitual narrativa imperturbável de Cole atravessa quatro décadas, e é fortalecida pelo humor chocante e a autenticidade indiscutível de quem sabe do que está a falar. "The Gardian

"Cole é uma das mais populares escritoras de policiais do Reino Unido, ultrapassando muitas vezes as vendas de Stephen Cole e Patricia Cornwell. Os seus romances empolgantes e gráficos retratam um meio social violento."Publishing News

A minha opinião:
Para se ler Martina Cole tem de se estar preparado. Não só para entrar no dia-a-dia de uma família dos mais baixos extractos sociais da Londres dos anos 70, como também no submundo do crime, da droga e da prostituição.
Demoro sempre cerca de 2 a 3 capítulos até me habituar ao tipo de "linguagem" utilizado. A autora escreve de uma forma nua e crua, chocando por vezes um leitor mais incauto, mas talvez seja essa a razão que me leva a voltar a lê-la. Não há floreados nos seus livros. Há a realidade apenas. Uma realidade bem diferente a que estamos habituados, mas nem por isso menos real.
A linha condutora das suas histórias são sempre a família e em "Por Perto" isso não foi excepção.
É uma leitura que aconselho a quem está farto de livros cor-de-rosa. Apesar de ser um pouco dura, a história acaba por ter uma mensagem positiva.
Gostei bastante, embora vá demorar mais algum tempo até sentir vontade em pegar noutro livro deste género.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)