"Pequenos Gestos de Amor Eterno" de Danny Scheinmann

Sinopse:
Quanto tempo esperaria por amor? Seria capaz de dar a vida pela memória de um beijo?

1917. Moritz Daniecki consegue sobreviver à Revolução Russa. Decidido a voltar para a sua amada Lotte, foge da prisão da Sibéria e inicia uma longa e rigorosa viagem pela Ásia e Europa. O que Moritz teme é que Lotte já não esteja à sua espera.

1992. Leo Dakin acorda numa cama de hospital algures no Equador. A sua namorada está morta e ele não se lembra do que pode ter acontecido. Culpando-se pela morte, entra numa espiral de loucura e desespero. Mas o que Leo não sabe é que, muito em breve, fará uma descoberta que mudará a sua vida para sempre.

Nesta estonteante estreia, Danny Schneimann pinta um retrato dramático de dois homens que se agarram à vida pela memória do amor. Dois homens cuja ligação misteriosa é revelada num espectacular desenlace a que não ficará certamente indiferente.

Editora: Porto Editora
Nº. de Páginas: 352

A minha opinião:
De uma forma não muito original, o autor conta-nos duas histórias em paralelo. Alternando o passado com o presente, vai-nos relatando duas experiências de amor e separação.
Tenho de confessar que relativamente à história do passado (a de Daniecki e Lotte), houve momentos em que tive de suspender a leitura, pois não aguentava continuar. Alguns relatos de situações em território russo e em tempos de guerra são demasiado chocantes e um pouco gráficas demais para mim.
O tipo de escrita do autor não me cativou por aí além, mas gostei da forma como apresenta o seu livro, quase como um estudo sobre o tema AMOR.

Gostei particularmente desta passagem:
(...) É uma experiência lindíssima de um francês chamado Alain Aspect. (...) Quando duas partículas colidem ou se beijam, assim, e depois se separam em direções contrárias, acontece qualquer coisa de extraordinário. Podia supor-se que, tendo colidido, aquelas partículas se afastassem para viver vidas separadas. (...) Mas não! Aspect provou que, embora estas partículas estejam separadas no espaço, comportam-se como se ainda estivessem ligadas por magia. E ele fez isso girando uma das partículas e notando que a outra partícula iria girar instantaneamente na direcção contrária. E quando digo instantaneamente quero dizer literalmente no mesmo instante. Não há um milionésimo de segundo de demora. Estão em total harmonia.
(...) - Bom, desde o Big Bang que há partículas colidindo umas com as outras e formando ligações secretas. Há em mim partículas que estão acopladas com partículas do Sol. Há partículas em ti, que em tempos, dançaram com partículas em Eleni. E o que Aspect provou foi que, embora essas partículas estejam a milhões de anos-luz, ainda estão a dançar juntas. São como amantes, como tu e Eleni. Estão separadas pela morte e, apesar de tudo, permanecem visivelmente ligadas.
- Como se chama essa experiência?
- Paixão à distância. É a melhor explicação que o amor que a Física pode oferecer. (...)

5 comentários:

bauny on 2/5/09 disse...

Estive quase a comprar este livro na feira do livro... mas não posso trazer todos os que queria!! Fica para uma próxima... Boas Leituras!

Bia on 3/5/09 disse...

Olá,
Deixei um selinho para vc lá no meu blog!

Bjs

Marta on 4/5/09 disse...

Olá

Deixei um selinho no meu blog para você.
Boas Leirturas

Beijinho

Junior on 5/5/09 disse...

ola tudo bem, teclo do Brasil, passo para parabenizar seu blog e dizer que acho que ganhou mais um leitor aciduo, e se quiser tambem estamos la http://amilneyjunior.blogspot.com/

Rita Mello on 5/5/09 disse...

Olá, Fernanda! Tem um selo à sua espera no Chocolate para a Alma :)

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)