"O Jogo da Verdade" de Sveva Casati Modignani

Sinopse:Roberta é uma jovem livreira em plena crise existencial e conjugal - Oscar, o marido, com quem casou contra a opinião de toda a gente, revela-se incapaz de responder às suas necessidades e de assumir as responsabilidades de uma família.Uma dolorosa reflexão leva Roberta a percorrer o passado e a descobrir as raízes do seu mal-estar, que remontam à infância, passada no meio dos afectos envolventes da família paterna, onde a mãe, Malvina, brilhava pela ausência. Feminista convicta no período turbulento de 68, Malvina escolhera viver de acordo com os seus princípios e confia a filha ao companheiro. Desta situação vão nascer, ao longo do tempo, dramas, mal-entendidos, conflitos mal resolvidos e também segredos há muito guardados. E é apenas ao dissipar estas sombras que Roberta vai conseguir superar a crise e reconciliar-se consigo mesma.Uma história de ligações profundas e paixões intensas em que Sveva Casati Modignani, através do confronto entre duas gerações de mulheres, nos conta como éramos antes e como somos agora.

Páginas: 416
Editor: Porto Editora

A minha opinião:
Já li todos os livros desta autora e embora uns sejam melhores que outros e alguns até superem os demais (para mim “A Viela da Duquesa”), existe sempre um fio condutor na história que se baseia na força do universo feminino.
É admirável a maneira como esta autora nos consegue apresentar uma história no presente, viajando pelo passado, e mesmo pelas histórias dos antepassados da protagonista principal, de forma a encontrar uma explicação para o que se passa na actualidade da sua vida. (Quão bom seria para tantas de nós se conseguíssemos fazer essa análise com as nossas vidas!)
Uma coisa que enriquece bastante os seus romances é o facto de os pontear com pormenores históricos que, enlaçados na vida das suas personagens, nos falam sobre a evolução da mulher na sociedade, dos seus direitos e da sua força.
Gostei e como sempre fico à espera de um novo romance!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)