Sinopse:Roberta é uma jovem livreira em plena crise existencial e conjugal - Oscar, o marido, com quem casou contra a opinião de toda a gente, revela-se incapaz de responder às suas necessidades e de assumir as responsabilidades de uma família.Uma dolorosa reflexão leva Roberta a percorrer o passado e a descobrir as raízes do seu mal-estar, que remontam à infância, passada no meio dos afectos envolventes da família paterna, onde a mãe, Malvina, brilhava pela ausência. Feminista convicta no período turbulento de 68, Malvina escolhera viver de acordo com os seus princípios e confia a filha ao companheiro. Desta situação vão nascer, ao longo do tempo, dramas, mal-entendidos, conflitos mal resolvidos e também segredos há muito guardados. E é apenas ao dissipar estas sombras que Roberta vai conseguir superar a crise e reconciliar-se consigo mesma.Uma história de ligações profundas e paixões intensas em que Sveva Casati Modignani, através do confronto entre duas gerações de mulheres, nos conta como éramos antes e como somos agora.
Páginas: 416
Editor: Porto Editora
A minha opinião:
Já li todos os livros desta autora e embora uns sejam melhores que outros e alguns até superem os demais (para mim “A Viela da Duquesa”), existe sempre um fio condutor na história que se baseia na força do universo feminino.
É admirável a maneira como esta autora nos consegue apresentar uma história no presente, viajando pelo passado, e mesmo pelas histórias dos antepassados da protagonista principal, de forma a encontrar uma explicação para o que se passa na actualidade da sua vida. (
Quão bom seria para tantas de nós se conseguíssemos fazer essa análise com as nossas vidas!)
Uma coisa que enriquece bastante os seus romances é o facto de os pontear com pormenores históricos que, enlaçados na vida das suas personagens, nos falam sobre a evolução da mulher na sociedade, dos seus direitos e da sua força.
Gostei e como sempre fico à espera de um novo romance!