Com um nome que faz lembrar um outro título da grande senhora do crime, Agatha Christie, “Seis Suspeitos” não deixa margem para dúvidas e assume-se como um policial tendo como panorama a Índia contemporânea.
Uma vez mais, Vikas consegue conquistar o leitor, conduzindo-o através da trama, e apresentando-lhe em pormenor os seis suspeitos de uma forma muito interessante.
O livro está dividido em 6 partes:
- O Crime
- Os Suspeitos
- Os Motivos
- As Provas
- A Solução
- A Confissão
Sendo que cada uma das partes relacionada directamente com os suspeitos está dividida em seis capítulos, um para cada suspeito. Quase como descascando uma cebola, entramos camada a camada, na vida de cada um dos suspeitos, ficando a conhecê-los intimamente e percebendo quais são os seus eventuais motivos para terem cometido aquele assassinato.
Qual deles terá cometido o crime? É a resposta a esta pergunta que nos mantém em suspense até ao fim.
Mas desengane-se quem pensa que este livro se assemelha a um policial convencional. É muito mais do que isso! É um policial fora do comum, imprevisível, escrito com muita perspicácia e humor e tendo como pano de fundo a colorida, multifacetada e apaixonante Índia, não lhe faltando um certo timbre de crítica à camada social e política da sociedade indiana.
É sem dúvida um livro fantástico que nos faz ansiar por uma nova publicação deste autor!
Sinopse:
Vicky Rai, um playboy filho de um influente político indiano, mata a jovem Ruby num restaurante em Nova Deli apenas porque ela recusa servir-lhe uma bebida. Sete anos depois, Vicky é julgado e absolvido pelo seu crime. E decide celebrar com uma festa de arromba. Mas esta festa vai ter um final inesperado quando Vicky é encontrado... morto. Entre os 300 glamorosos convidados, a polícia encontra seis pessoas estranhas e deslocadas naquele meio, todas elas com algo em comum: uma arma. Arun Advani, o mais famoso jornalista indiano, está decidido a descobrir o culpado. E, ao fazê-lo, revela-nos as incríveis e emocionantes vidas destes seis excêntricos suspeitos: uma sex-symbol de Bollywood com um segredo vergonhoso; o membro de uma tribo primitiva em busca de uma pedra sagrada; um burocrata corrupto que acredita ser o novo Gandhi; um turista americano apaixonado por uma actriz; um ladrão de telemóveis com sonhos grandiosos e um político ambicioso disposto a tudo. Cada um deles teve motivos mais do que suficientes para premir o gatilho. E poderá o leitor confiar nas revelações do jornalista? Ou terá, também ele, algo a esconder?
Inspirado em acontecimentos reais, o muito aguardado segundo romance de Vikas Swarup é um livro de leitura compulsiva que oferece um olhar perspicaz sobre a alma e coração da Índia contemporânea.