Opinião: "És o Meu Destino" de Lesley Pearse

Sabem quando um livro acaba, e a história até termina bem, mas nós ficamos com pena de não saber o que aconteceu depois? Bem, Lesley Pearse fez-nos a vontade com a história de Belle. 
No primeiro livro (Sonhos Proibidos), conhecemos Belle quando menina e acompanhamos a sua vida atribulada até à idade adulta. Depois, a autora brindou-nos com mais aventuras de Belle (A Promessa), já em adulta em plena I Grande Guerra. E se no primeiro livro já tínhamos admirado Belle pela sua força e determinação, neste segundo, ficámos ainda mais convencidos que ela era uma verdadeira heroína.
Bem, agora, algum tempo depois de respirarmos fundo ao chegar ao fim desse livro, com Belle e Etiénne já na Nova Zelândia, somos brindados pela autora com a história de um dos frutos desse amor, mais concretamente, Mariette, a filha mais velha de Belle e Etiénne, que possui tanto características do pai como da mãe.

É interessantíssimo conhecermos Mari enquanto criança, traquina e aventureira, depois poder observá-la em plena adolescência, cheia de fogo e um pouco egocêntrica, como a grande maioria dos adolescentes. E é no inicio da sua vida de jovem adulta que a aventura de Mari se inicia, ao ser enviada para Inglaterra pelos pais, confiantes que a II Guerra estaria longe de começar. Mas os seus pais estavam enganados, e pouco depois de Mariette chegar a Londres, a guerra realmente rebentou.

Uma imagem comum, as máscaras de gás.
Adorei ver a evolução de Mari como mulher e como pessoa. A forma como ela desabrocha numa jovem determinada, corajosa, e até altruísta, pondo o bem estar dos outros à frente do seu. Mari prova ser filha de quem é e vive uma aventura tão maravilhosa quanto dolorosa. Mas a vida é assim mesmo, certo? Por vezes é preciso penar para aprender a viver, já dizia a múisca.

Um exemplo da destruição causada pelas bombas alemãs.
Escusado será dizer que o facto de grande parte da ação se passar em Londres em plena II Grande Guerra, foi uma mais valia para mim, pois adoro romances históricos sobre esta época.
Um dos milhares de abrigos anti-aéreos.
O racionamento, as máscaras de gás, a evacuação das crianças para o interior, os hospitais sempre à beira da rotura, os abrigos anti-aéreos, os horríveis bombardeamentos que despedaçavam bairros e vidas, o incansável trabalho dos bombeiros e de voluntários, que muitas vezes davam a vida para salvar outros… tudo isto encontramos neste livro.

Enfim, foi uma leitura verdadeiramente incrível, pois senti-me praticamente no local, envolvida pelo pó dos escombros que cobria toda a cidade.
Que mais dizer? Lesley Pearse conseguiu mais uma vez encantar-me. A minha segunda leitura deste ano volta a levar 6 estrelas!


Obrigada, Lesley e ASA por mais uma leitura maravilhosa. :)

3 comentários:

ℒ ღ on 23/1/15 disse...

Estou tão ansiosa por ler estes livros dela! <3
Ai... Mal lhes ponha as mãos em cima! =P

Isaura Pereira on 23/1/15 disse...

Olá!

Esta autora é de facto fantástica. Só li um livro dela, mas cada vez tenho mais vontade de ler mais livros!

Beijinhos e boas leituras!

Franciely Brito on 8/7/15 disse...

Estou desesperada para ler este livro, mais já procurei em todas as melhores livrarias de São Paulo e não tem.
Alguém sabe aonde posso encontrar????

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)