"Pequenas Grandes Mentiras" de Liane Moriarty (opinião)

Que livro sensacional! Mesmo espetacular!! Liane Moriarty entra, com este terceiro livro, para o meu top de autoras favoritas. :)

A ação passa-se numa pequena comunidade da península de Pirriwee, perto de Perth na Austrália, e logo nas primeiras páginas somos presenteados com um homicídio numa escola primária. No entanto, nem a vítima nem o motivo são divulgados. E esse vai ser um processo lento e demorado, mas muito intenso e cativante, do género de não conseguirmos pousar o livro, estão a ver?

Após essa introdução, a história retrocede alguns meses, e as três principais protagonistas da história começam a ser-nos apresentadas. Madeline, Celeste e Jane são mães de crianças que frequentam o jardim de infância, e que se tornam amigas, apesar de serem de diferentes idades e estratos sociais. À sua volta a história vai-se desenrolando. Madeline, a minha personagem favorita, é um verdadeiro furacão. Não deixa nada por dizer, e gere a sua família com uma mão terna e firme. Tem verdadeiros acessos de loucura e os seus disparates são por vezes hilariantes. A forma como o ex-marido e a sua nova família lhe complica o sistema é o máximo. Mas eu não gostava de estar na situação dela! 
Celeste é a mulher perfeita. Dona de uma beleza, corpo e vida invejáveis, tem um marido igualmente perfeito e uma conta bancária ilimitada. Mas, e aqui se aplica o costumeiro ditado, nem tudo o que parece é. Sou sincera, gostei do evoluir de Celeste. É um bom exemplo para muitas pessoas.
Relativamente a Jane, não sei se hei-de adiantar muito ou não. Digo-vos apenas que foi uma personagem que cresceu durante o livro. E a Jane do início não é definitivamente a Jane do final. 
Todas as personagens estão muito bem elaboradas e têm o seu lugar e objetivo específico. Por exemplo, há personagens que vamos conhecendo através de pequenas entrevistas, no final ou no início de cada capítulo. E este é um pormenor é fantástico! As entrevistas não só nos fornecem pistas, como nos baralham, e isso, meus caros, é desconcertante! Aliás, todo o livro está projetado para causar um efeito de antecipação no leitor, que por vezes não se concretiza, pois a ação muda subitamente de direção. Fabuloso! Absolutamente fabuloso!

As críticas da autora à sociedade também são notórias: a forma como determinados assuntos do foro escolar são tratados por parte de alguns pais, extrapolando a sua importância, e assumindo contornos absolutamente ridículos, o bulling, tão atual nos dias de hoje, e a violência doméstica, um segredo sempre muito bem escondido no seio familiar.
Mas este livro é também à volta da amizade. Uma amizade, por vezes sem explicação, mas que se insurge contra tudo e todos, unindo aquelas três mães, e levando a história a bom porto.

O final é brilhante! Não só tudo é revelado, como resolvido. E a mim só me apetecia dar com a cabeça na parede por não ter visto o que estava mesmo em frente aos meus olhos!
É como vos digo, é um livro fabuloso e viciante que vos vai fazer perder horas de sono!!

Recomendo sem hesitações. J
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)