"A Memória da Água" de Karen White (opinião)

Há autores que conseguem dar voz às suas personagens, de tal forma que quase as conseguimos ouvir na nossa cabeça quando lemos. Foi o caso deste livro. Apesar de haver quatro narradores, cada um deles tem a sua voz específica, o seu tom, a sua entoação, e claro, coisas muito diferentes para nos contar.

A história que se vai desenrolando aos poucos, é algo enigmática, mas contada num tom pessoal, quase como uma confidência. E mesmo variando de narradores (são as quatro personagens principais), a autora conseguiu manter essa característica ao longo da narrativa. Adorei o pequeno Gil, sendo que a sua voz, por ser interior (ele deixou de falar) é bem mais sonora do que as outras.

O enredo está muito bem conseguido, conjugando um drama familiar provocado por duas situações traumáticas, separadas por uma década, mas que unem o passado e o presente, e acabam por culminar na revelação de alguns segredos.

Para além do tema família, a autora apostou igualmente em dois outros temas muito fortes, as doenças mentais e a recuperação de eventos traumáticos, o que a meu ver, enriqueceu grandemente a história.

Foi uma leitura muito agradável, que me leva a querer descobrir que mais livros esta autora publicou.
Gostei muito.

Sinopse:
Na noite em que a mãe desaparece numa tempestade no mar, as irmãs Diana e Marnie Maitland descobrem que pode haver mais do que um tipo de morte. As duas passarão a guardar os seus próprios segredos sobre o que realmente aconteceu - segredos que as perseguirão até à idade adulta.
Após dez anos de silêncio entre as duas irmãs, Marnie Maitland regressa à Carolina do Sul a pedido de Quinn, o seu ex-cunhado. O pequeno Gil voltou de um passeio de barco com a mãe profundamente perturbado e recusa-se a falar. Para ajudar o sobrinho, Marnie será obrigada a reabrir velhas feridas e trazer à superfície memórias inquietantes e há muito enterradas. E terá de confrontar Diana... Mas serão elas capazes de exorcizar os fantasmas que as atormentam? Serão capazes de lidar com as suas próprias fraquezas?
Intenso e comovente, A Memória da Água explora os laços que unem duas irmãs e a coragem para enfrentar os obstáculos mais difíceis e as memórias mais dolorosas.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)