"A Memória da Água" de Karen White (opinião)

Há autores que conseguem dar voz às suas personagens, de tal forma que quase as conseguimos ouvir na nossa cabeça quando lemos. Foi o caso deste livro. Apesar de haver quatro narradores, cada um deles tem a sua voz específica, o seu tom, a sua entoação, e claro, coisas muito diferentes para nos contar.

A história que se vai desenrolando aos poucos, é algo enigmática, mas contada num tom pessoal, quase como uma confidência. E mesmo variando de narradores (são as quatro personagens principais), a autora conseguiu manter essa característica ao longo da narrativa. Adorei o pequeno Gil, sendo que a sua voz, por ser interior (ele deixou de falar) é bem mais sonora do que as outras.

O enredo está muito bem conseguido, conjugando um drama familiar provocado por duas situações traumáticas, separadas por uma década, mas que unem o passado e o presente, e acabam por culminar na revelação de alguns segredos.

Para além do tema família, a autora apostou igualmente em dois outros temas muito fortes, as doenças mentais e a recuperação de eventos traumáticos, o que a meu ver, enriqueceu grandemente a história.

Foi uma leitura muito agradável, que me leva a querer descobrir que mais livros esta autora publicou.
Gostei muito.

Sinopse:
Na noite em que a mãe desaparece numa tempestade no mar, as irmãs Diana e Marnie Maitland descobrem que pode haver mais do que um tipo de morte. As duas passarão a guardar os seus próprios segredos sobre o que realmente aconteceu - segredos que as perseguirão até à idade adulta.
Após dez anos de silêncio entre as duas irmãs, Marnie Maitland regressa à Carolina do Sul a pedido de Quinn, o seu ex-cunhado. O pequeno Gil voltou de um passeio de barco com a mãe profundamente perturbado e recusa-se a falar. Para ajudar o sobrinho, Marnie será obrigada a reabrir velhas feridas e trazer à superfície memórias inquietantes e há muito enterradas. E terá de confrontar Diana... Mas serão elas capazes de exorcizar os fantasmas que as atormentam? Serão capazes de lidar com as suas próprias fraquezas?
Intenso e comovente, A Memória da Água explora os laços que unem duas irmãs e a coragem para enfrentar os obstáculos mais difíceis e as memórias mais dolorosas.

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)