"De Amor e de Sangue" de Lesley Pearse (opinião)

Adoro sagas familiares que atravessam décadas, épocas e até países. Lesley Pearse já nos brindou com umas quantas, mas sempre que aparece uma nova fico extasiada com a sua capacidade em escrever uma história assim. É que não é para todos, ok?

“De Amor e de Sangue” começa com o nascimento de Hope. Filha de uma aventura ilícita de uma senhora da aristrocacia, ela é criada por uma família rural como mais uma filha, sendo com eles que se desenvolve como uma jovem equilibrada, inteligente e de grande coração. As vicissitudes da vida vão fortalecendo a sua personalidade, e damos por nós a acompanhá-la, torcendo para que consiga encontrar o seu local no mundo e a sua felicidade.

A história deste livro é sem dúvida a história de Hope. Ela é a personagem principal, a que nos faz apaixonar por este livro. Com ela sofremos, lutamos, vencemos, choramos e sorrimos. Não necessariamente por esta ordem. Mas este “De Amor e de Sangue” encerra igualmente uma grande parte da História da Inglaterra do séc. XIX. Foi fascinante ler sobre alguns acontecimentos e situações, como uma das grandes epidemias de cólera e a forma como os serviços médicos lidaram com ela. Foi horrível perceber como é que viviam as pessoas em Londres, as diferenças sociais, e também as diferenças de uma vida no campo para uma vida na cidade. Viver naquela época não era pera doce!

A Guerra da Crimeia e a participação de Inglaterra foi no entanto o que mais me fascinou. Através do olhar de Hope assistimos a algumas das batalhas mais conhecidas, e que ficaram imortalizadas na História, como Batalha de Balaclava. Com ela sofremos no cerco a Sebastopol, onde a doença atacou em forte as tropas inglesas, e com ela também ajudámos a tratar dos feridos e a enterrar os mortos.



Houve partes difíceis de ler, mas foi sem dúvida uma leitura extraordinária!! Um livro extremamente bem escrito, com uma história maravilhosa que nos conquista logo nas primeiras linhas.
Simplesmente a-d-o-r-e-i!!


Para mais informações sobre este livro queiram espreitar aqui.

1 comentários:

Briana on 2/11/15 disse...

Adoro os livros dela porque ela mostra como as pessoas viviam, mostra partes da história que é sempre interessante conhecer mais..

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)