"Um Castigo Exemplar" de Júlia Pinheiro (opinião)

Há uns tempos surgiu a moda de tudo o que era ator ou apresentador de programas televisivos escrever um livro. No meio dessa onda surgiu o nome de Júlia Pinheiro. O livro, "Não sei nada sobre o Amor" nem sequer me despertou a atenção. Mas depois, por causa de uma amiga, li-o e mudei de ideias. O primeiro livro desta senhora foi um espanto! E agora com este segundo, "Um Castigo Exemplar", ela confirma-se como a excelente escritora que é. Por mim, podia reformar-se da televisão e dedicar-se exclusivamente à escrita, mas já sabemos que é difícil viver disso. Por isso, ao menos espero que ela não desista desta veia, e insista, insista, presenteando-nos com as suas histórias e bela escrita, pelo menos de vez em quando.

A história passa-se na segunda metade do século XIX, e a protagonista é uma jovem burguesa, Amélia, filha de um juiz e de uma mãe eternamente doente. Ora Amélia, como todas as jovens casadoiras naquele tempo, tem de se sujeitar ao que o pai lhe propuser para marido, e quando um candidato de famílias nobre e com uma bela figura lhe aparece à frente, ela julga ter um futuro risonho e promissor. E aparentemente tudo indica que sim, mas os planos de Henrique são muito diferentes do que ela, ou o pai, poderiam suspeitar. E mais não digo. ;)

É uma excelente crítica à sociedade da época, em pleno revirar político da monarquia para a república, tema que a meu ver a autora poderia ter explorado um pouco mais. Gostei imenso de conhecer intimamente Amélia. Afinal a história é narrada pela própria. Os seus pensamentos, as suas ideias, e o contar dos acontecimentos após o facto, tudo isso contribui para que o leitor fique preso à leitura logo após as primeiras páginas.

Júlia Pinheiro, confirma-se, é uma autora a não perder de vista. 
Mais por favor, Júlia. ;)

Muito bom. Recomendo sem hesitações.


Para mais informações podem espreitar aqui ou consultar a página do mesmo no site de A Esfera dos Livros » aqui.

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)