"O dia em que te conheci" de Rowan Coleman (opinião)

Por vezes, apanho um livro que me toca especialmente. Talvez porque as personagens me soem demasiado parecidas com alguém que conheço, ou, pela situação que atravessam ser similar a uma realidade que conheço… Com este livro, posso dizer que a bomba caiu muito perto.

O tema está em todo o lado. É uma das doenças do nosso século. Não se limita a destruir uma pessoa. Apaga essa pessoa e tudo o que ela é. A doença de Alzheimer é assustadora. Perdi o meu pai dessa forma, e todas as irmãs dele seguiram o mesmo caminho… É provável que venha também a ser o meu destino, por isso sigo com interesse redobrado os avanços que vão acontecendo na medicina. Até lá vou lendo. ;)

Este livro é diferente de todos os que já li e que abordam este tema. É uma história que apesar de ter como acontecimento principal o Alzheimer precoce, doença que está a afetar a mãe da família, Claire, acaba por abordar outros temas importantes ligados à família e às relações familiares.

Escrito de uma forma absolutamente maravilhosa, é uma leitura que arrebatará o coração a qualquer um, na medida que se embarca numa verdadeira viagem de montanha-russa, com os seus altos e baixos, descidas abruptas e subidas bem lenta.

Não é de todo um livro lamechas, atenção! A autora conseguiu dar a volta à questão e apesar de mostrar bem a realidade de como tudo muda para alguém diagnosticado com Alzheimer e do drama por que passa a sua família, não nos deixa agarrados a uma caixa de lenços de papel. É lindo, pungente, mas muito realista.
Adorei. É um livro que vai viver no meu coração durante muito tempo.

P.S. Houve quem me perguntasse se era similar ao “O meu nome é Alice” ou “O Diário da nossa Paixão”. Completamente diferente! Muito mais completo do que o primeiro e bem mais realista que o segundo.


1 comentários:

Sónia Ramos on 9/3/17 disse...

Olá Fernanda,
este livro ainda não li, mas li o anterior "Somos Todos Feitos de Estrelas" e ADOREI.

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)