Opinião: "Engano" de Lesley Pearse

Mais uma história maravilhosa chega até nós pelas mãos da querida Lesley Pearse. Sabem que esta senhora celebrou recentemente as suas 78 primaveras? Incrível, não é?

Há uns anos, tive o prazer de estar à conversa com ela, e fiquei fascinada com a sua personalidade no limiar do rude que desabrochava logo de seguida numa mulher espetacular. Li todos os seus livros, e obviamente gostei mais de uns que de outros. Este, posso dizê-lo com convicção, a-do-rei.

Ela conta-nos a história de Sally através de uma das suas filhas, que é abordada por um homem no funeral da mãe, dizendo-lhe que é o seu pai biológico. Isto despoleta uma mistura de sentimentos em Alice, que não quer crer que o seu pai, ou pelo menos quem ela sempre considerou o seu pai, não é o seu pai verdadeiro. Para além do que levanta muitas perguntas sobre a sua mãe, trazendo-lhe ao de cima recordações de como era tão esquiva a falar do passado.

E a história assim decorre, com Alice a encetar uma pesquisa profunda sobre a vida da mãe, qual detetive profissional, ao mesmo tempo que tenta equilibrar os outros lados da sua vida, tendo o cuidado para não revelar à família o que vai descobrindo, enquanto não tem a história toda.

A ação saltita entre o presente o o passado, ou seja entre Alice e a mãe , e está escrito com pormenores maravilhosos inerentes a cada uma das épocas. Tem personagens extraordinárias e outras absolutamente decrépitas e arrepiantes, assim como acontecimentos terríveis e inacreditáveis. Mas tudo está tão bem composto que quase poderíamos jurar ser uma história verdadeira. Como quase todas as histórias de Lesley, não concordam?

Sei que sou suspeita por gostar muitíssimo desta autora, mas acreditem, esta foi uma viagem incrível. Recomendo!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)