"Maddie - A Verdade da Mentira" de Gonçalo Amaral

Sinopse:
Ninguém, à excepção dos pais de Maddie, sabe tão bem o que se passou naquela noite fatídica de 3 de Maio de 2007.
Gonçalo Amaral escreve na perspectiva da investigação por si conduzida e tem uma forte preocupação factual e de objectividade. Além disso, o livro contém revelações originais e esclarece muitos dos mais controversos aspectos do caso. O texto está apoiado por infogramas e fotografias que facilitam a compreensão do leitor e ilustram os passos da investigação e da conclusão obtida – por mais terrível que a mesma seja: Maddie está morta desde o dia do seu desaparecimento.
Para o autor do livro, Madeleine Beth McCann é a principal preocupação – é ela a vítima, e são as vítimas que têm de ser defendidas pela polícia e perseguidos os culpados do seu sofrimento. Tendo-lhe sido impossibilitado solucionar o caso, devido ao seu afastamento, quando se encontrava eminente a recolha de testemunhos vitais, preferiu abandonar a vida policial activa e retomar a liberdade de expressão não só para lavar a honra das calúnias que sobre si foram lançadas, mas para ajudar a que o caso não caia no esquecimento e a que, mais tarde ou mais cedo, o processo seja reaberto e feita justiça.
A minha opinião:
Confesso que não estava minimamente inclinada a ler este livro, quanto mais a comprá-lo, mas num impulso de última hora, ao passear-me pela Fnac, agarrei num exemplar e dirigi-me para a caixa.
Na verdade, estava com alguma curiosidade sobre este livro, não pelo facto de se tratar de Maddie, tema que infelizmente nos esgotou a paciência à hora dos telejornais no ano passado, mas pelo facto da abordagem ser feita por um antigo responsável da investigação, afastado, o que o libertava do silêncio profissional.
O meu lado CSI veio ao de cima e posso dizer que gostei de “acompanhar” a investigação, que a meu ver, e de acordo com os dados fornecidos pelo autor, foi deturpada pelo lado político de toda a história.
Há algumas revelações inéditas que são surpreendentes, mas o que me agradou particularmente foi poder finalmente destrinçar a verdade das histórias “fabricadas” pelos media.
O que realmente aconteceu com Maddie, é, como diz o autor, do conhecimento de um grupo restrito de pessoas que infelizmente nunca ira chegar a público.
A mim o que me espanta é o poder político por detrás daqueles pais, que consegue minar uma investigação, macular uma polícia considerada entre as melhores do mundo, e rebaixar todo um país com a conivência dos seus próprios governantes.
Portugal ainda é, infelizmente, o “cão que abana o rabo” a Inglaterra.
Deviam ter seguido o exemplo do Marquês de Pombal: “(…) eu sei que o vosso gabinete tem tomado um império sobre o nosso, mas sei também que já é tempo de acabar. Se os meus predecessores tiveram a fraqueza de vos conceder tudo quanto quereríeis, eu nunca vos concederei senão o que devo. Esta é a minha última resolução, regulae-vos por ella (…) .

0 comentários:

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)