"Feminino Singular" de Sveva Casati Modignani




Sinopse:
Martina: uma figura de mulher «singular». Amada por uns e criticada por outros, toda a sua vida esteve sob o olhar inquisidor das gentes de Vertova, incluindo o das próprias filhas...
No decurso da sua existência, dos anos quarenta aos nossos dias, através das mais complicadas vicissitudes, ela tentará encontrar o caminho para atingir a sua autêntica vocação de mulher - gerar a vida. Terá três filhas, de três homens diferentes, sem desposar nenhum deles.
A sua morte súbita, nas vésperas do Natal, provocará um tremendo choque no seio familiar, e será Vienna, a sua mãe, a desvendar os mais íntimos segredos dessa mulher tão enigmática. Através do seu relato, descobriremos que afinal elas têm mais em comum do que pensavam: todas são mulheres atraentes e independentes, que amaram e se deixaram amar, e que decidiram, sobretudo, enfrentar os cânones sociais em prol de um bem maior - a maternidade.

A minha opinião:
Este, como já o disse aqui, foi sem dúvida um livro especial e inesquecível.
A cereja no topo do bolo foi o facto de ser uma história lindíssima, do género a que esta autora nos tens vindo a oferecer e que me encantou verdadeiramente. Talvez seja mesmo uma das suas melhores!
Dei por mim a saborear esta leitura. A apreciar cada palavra e a reler cada parágrafo. Foi uma leitura lenta pois queria retê-la comigo o máximo tempo possível.
Através de um relato partilhado entre avó e netas, ficamos a conhecer Martina e a admirar a força da sua natureza. Uma vida belissima, cheia de contrariedades mas também de vitórias, cujo testemunho poverá servir de exemplo para muitas mulheres. Na verdade Martina é o fio condutor de toda a história, que no fundo nos conta a vida de todas as mulheres Agresti: Vienna (sua mãe), Inês (sua avó), Giulianna, Maria e Osvalda (as suas filhas). Todas elas mulheres especiais que tive um grande prazer em "conhecer".
É, sem dúvida, uma leitura que recomendo vivamente.
Obrigada Sveva!

1 comentários:

Pedro on 9/10/08 disse...

Já ouvi falar tantas vezes da autora mas nunca li nada dela... nem creio muito que chegue a ler, mas quem sabe...

Primeira leitura de 2018 = 8 estrelas!

Até onde vai uma mãe para proteger o seu filho?

Em 2017 apaixonei-me por uma Formiga.

Em 2017 apaixonei-me por uma Formiga.
No livro "Onde Cantam os Grilos"

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)