"Um Amigo Chamado Henry" de Nuala Gardner


Sinopse:
Quando Jamie e Nuala Gardner escolheram um cachorrinho para o filho Dale, não eram uma família como qualquer outra à procura de um animal de estimação. O autismo de Dale era tão profundo que o mais pequeno desvio à sua rotina podia provocar-lhe um assustador acesso de fúria. A vida familiar fora praticamente devastada pela sua doença e os Gardner passavam a maior parte do tempo a tentar entrar no mundo autista do filho e dar-lhe o auxílio de que ele tanto precisava.

Porém, depois de anos de esforços constantes e progressos lentos, as suas vidas transformaram-se ao acolherem um novo membro na família, Henry, um cachorrinho golden retriever lindíssimo. Os laços criados entre Dale e o seu cão ajudaram finalmente os pais deste menino a atingir o objectivo quase milagroso que tanto haviam procurado e a proporcionar-lhe uma vida preenchida e feliz.
 
A minha opinião:
Este livro é um precioso relato sobre a luta de uma família contra uma doença e uma sociedade retrógada, afim de conseguirem encaminhar o seu filho autista rumo à sociabilização e a uma vida feliz e perfeitamente integrada numa comunidade.
Todos nós que somos pais sabemos que fariamos qualquer coisa para conseguir salvar o nosso filho, mas apenas alguns de nós, graças a Deus, são postos à prova. Foi o caso destes pais. As suas tentativas de libertar o filho desse mundo fechado que é o autismo, foi uma tarefa árdua e desesperante. Mas, tal como diz o ditado, "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", a sua persistência, o seu carácter batalhador, o seu entendimento superior e o apoio incansável da sua família e amigos, conseguiu o impensável: furar a barreira e penetrar no mundo do filho.
Para essa conquista ter lugar, foi necessária a ajuda preciosa de uma criatura: Henry, um adorável golden retriever que conquistou o coração de todos os que o conheceram.
Todos sabemos que os cães são animais extraordinários, e por vezes há uns que sobressaiem ao ter a oportunidade de o demonstrar ao mundo. Foi o caso de Henry. Graças à sua presença na vida de Dale, um verdadeiro milagre teve lugar.
Apesar do livro ser muito mais do que apenas um relato sobre a relação entre Dale e o seu cão, é no fundo a derradeira homenagem a este amigo que teve um papel tão importante na reabilitação de Dale, que anos mais tarde, e segundo as suas próprias palavras pode devolver o favor:
«(...) fui capaz de o ajudar no final, quando precisou de mim. Foi a coisa mais difícil que alguma vez tive de fazer mas, por causa dele, a ideia e a responsabilidade de ser adulto já não me assustam. Decidi que, durante o resto da minha vida, nunca desapontarei o meu maravilhoso cão, para que tenha orgulho de mim, da mesma forma que eu sempre me sentirei orgulhoso dele.»

Esta história é verídica. Podem consultar o vídeo no youtube.

Também descobri que esta história passou para o pequeno écran, num filme televisivo com o título "After Thomas" (no filme o cão foi rebaptizado de Thomas, o comboio que Dale mais gostava dos seus desenhos animados favoritos "Thomas and friends").


Muito obrigada Melrita pela oportunidade de ler este maravilhoso livrinho!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)