"O Despertar do Adormecido" de Alistair Morgan

«Uma teoria, propagada por um psicólogo chamado John Steiner é que no interior de pessoas com propensão para a violência existem traços de personalidade agressivos que permanecem latentes até serem despertados por determinadas condições. Ele chamava a estes traços, ‘adormecidos’. Outro psicólogo, Ervin Staub, ainda fez avançar mais esta teoria. Os seus estudos concluíram que o ‘adormecido’ é um traço muito comum e que quase toda a gente tem capacidade para uma extrema violência e destruição.»


Este excerto do livro é sem dúvida a explicação subliminar do autor para a estranha história que se vai desenrolar. E verdade seja dita, assim que o terminei, fui imediatamente em buscar deste excerto para o reler.

Mas não foi um livro que me enchesse as medidas. Bem pelo contrário. O prometido thriller psicológico da sinopse ficou muito aquém do que eu esperava, para além deste mau estar que me deixou à flor da pele.

Há no entanto um valor indiscutível na escrita deste autor, pois por muito que a história não me estivesse a agradar não consegui parar de ler. Acaba por ser desoncertante... é a palavra que me vem à mente para o classificar.

Realço particularmente esta conclusão, nos faz pensar um pouco sobre a humanidade:
«… Somos todos capazes de uma crueldade surpreendente. (…) o facto é que é fácil mantermo-nos à distância e condenar crimes de guerra, crimes contra a humanidade, assaltos violentos e infidelidades; no entanto até nós mesmos termos estado em circunstâncias semelhantes, é impossível sabermos se reagiríamos de uma maneira diferente.»

Sinopse:
John Wraith, de 46 anos, recupera a consciência depois de um grave acidente; só então toma conhecimento de que a sua mulher e a sua filha de 5 anos morreram tragicamente no carro que ele mesmo conduzia. Por sugestão da irmã irá recuperar na casa de férias, em Nature?s Valley, um local remoto da costa sul-africana. É Inverno e a terra está quase deserta. Porém, conhece aí uma perturbada jovem de 17 anos, o seu pai e o seu irmão, e deixa-se atrair irremediavelmente por esta família disfuncional. Uma análise intensa sobre a perda e a obsessão que fazem deste livro um notável "thriller" psicológico.

0 comentários:

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)