"O Vale das Bonecas" de Jacqueline Susann

Li este livro quase sem dar por isso. Isto é, quando dei por mim já ía a mais de meio e completamente envolvida no desenrolar da acção. Será esse o segredo deste tão aclamado livro?

Rotulado como “o maior best-seller feminino de todos os tempos”, promete amor, traição, desejo e dependência como ingredientes principais. Mas “O Vale das Bonecas” é muito mais que isso. É um clássico dos tempos modernos, um livro que de algum modo revolucionou a literatura feminina, mostrando como é fácil instruir e simultaneamente divertir o leitor.
Jacqueline Susann foi por isso uma mulher que conseguiu fazer a diferença. Transpondo para o seu romance os vícios do mundo do espectáculo que tão bem conhecia (ela própria tentou a sua sorte na Broadway), ultrapassou com sucesso todos os que tentavam destrui-la, apelidando-a de pornográfica e vulgar. Apenas um ano depois “O Vale das Bonecas” estreava também no grande écran, confirmando Jackie como a autora de um dos livros de maior sucesso no mundo.
E realmente este é um livro intemporal. Quarenta anos depois, continua tão actual como na época da sua primeira publicação. É certo que as “bonecas” serão diferentes, terão outros nomes, outras formas, outras cores, mas continuam a existir para manter a mesma sociedade no mesmo “vale”. Há que entender, as “bonecas” não são mais do que comprimidos (calmantes, excitantes, ansióliticos ou opiácios) dos quais qualquer um se pode tornar inadvertidamente dependente. E no mundo do espectáculo são, ainda hoje, o “pão nosso de cada dia”.
Para a construção das suas trágicas heroínas ela se baseou em actrizes bem conhecidas e cujos "ecos" o leitor consegue nitidamente ouvir: Judy Garland, Ethel Merman (conhecida como a Rainha da Broadway), Carole Landis e como não podia deixar de ser, uns pózinhos da eterna Marilyn Monroe. (ver as fotos abaixo)
Um livro fantástico a não perder.
E agora vou ter de ver (ou rever) o filme. Será que deu alguma vez na televisão portuguesa?

Sinopse:
Anne, Neely e Jennifer são três jovens fortes, independentes e com muita sede de viver. Mas quando os sonhos da vida se despenham contra os rochedos da desilusão , precisam de algumas «bonecas» -comprimidos calmantes, excitantes, ansiolíticos ou opiáceos - para sobreviver…
Anne: ingénua e doce, mas ansiosa por descobrir tudo o que a vida tem para oferecer…
Neely: um espírito rebelde. Órfã desde a mais tenra idade, só ambiciona uma coisa na vida - rios de dinheiro!
Jennifer: com um corpo de fazer parar o trânsito, este imã sexual só deseja uma coisa - casa e assentar.
Amor, traição, desejo e dependência são retratados em toda a sua crueza neste romance inesquecível, considerado um clássico da literatura norte-americana.


Críticas de imprensa

«Jacqueline conseguia escrever livros para os leitores, em vez de ser para intelectuais e críticos. Ela era diferente das escritoras feministas dos anos 60; tinha um glamour e uma capacidade de compaixão únicas. Apesar de estar há mais de 40 anos no mercado, Vale de Bonecas continua a ser um livro corajoso, arrojado, energético e, sim, feminista. Ler este livro é a experiência mais divertida que se pode ter sem receita médica.» - The Guardian

«Jackie compreendeu, quase instintivamente, que os leitores estavam prontos para o lado mais cru do sexo – tanto para histórias de amor de fazer chorar como para cenas de sexo oral.» - The New Yorker
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)