"O Vale das Bonecas" de Jacqueline Susann

Li este livro quase sem dar por isso. Isto é, quando dei por mim já ía a mais de meio e completamente envolvida no desenrolar da acção. Será esse o segredo deste tão aclamado livro?

Rotulado como “o maior best-seller feminino de todos os tempos”, promete amor, traição, desejo e dependência como ingredientes principais. Mas “O Vale das Bonecas” é muito mais que isso. É um clássico dos tempos modernos, um livro que de algum modo revolucionou a literatura feminina, mostrando como é fácil instruir e simultaneamente divertir o leitor.
Jacqueline Susann foi por isso uma mulher que conseguiu fazer a diferença. Transpondo para o seu romance os vícios do mundo do espectáculo que tão bem conhecia (ela própria tentou a sua sorte na Broadway), ultrapassou com sucesso todos os que tentavam destrui-la, apelidando-a de pornográfica e vulgar. Apenas um ano depois “O Vale das Bonecas” estreava também no grande écran, confirmando Jackie como a autora de um dos livros de maior sucesso no mundo.
E realmente este é um livro intemporal. Quarenta anos depois, continua tão actual como na época da sua primeira publicação. É certo que as “bonecas” serão diferentes, terão outros nomes, outras formas, outras cores, mas continuam a existir para manter a mesma sociedade no mesmo “vale”. Há que entender, as “bonecas” não são mais do que comprimidos (calmantes, excitantes, ansióliticos ou opiácios) dos quais qualquer um se pode tornar inadvertidamente dependente. E no mundo do espectáculo são, ainda hoje, o “pão nosso de cada dia”.
Para a construção das suas trágicas heroínas ela se baseou em actrizes bem conhecidas e cujos "ecos" o leitor consegue nitidamente ouvir: Judy Garland, Ethel Merman (conhecida como a Rainha da Broadway), Carole Landis e como não podia deixar de ser, uns pózinhos da eterna Marilyn Monroe. (ver as fotos abaixo)
Um livro fantástico a não perder.
E agora vou ter de ver (ou rever) o filme. Será que deu alguma vez na televisão portuguesa?

Sinopse:
Anne, Neely e Jennifer são três jovens fortes, independentes e com muita sede de viver. Mas quando os sonhos da vida se despenham contra os rochedos da desilusão , precisam de algumas «bonecas» -comprimidos calmantes, excitantes, ansiolíticos ou opiáceos - para sobreviver…
Anne: ingénua e doce, mas ansiosa por descobrir tudo o que a vida tem para oferecer…
Neely: um espírito rebelde. Órfã desde a mais tenra idade, só ambiciona uma coisa na vida - rios de dinheiro!
Jennifer: com um corpo de fazer parar o trânsito, este imã sexual só deseja uma coisa - casa e assentar.
Amor, traição, desejo e dependência são retratados em toda a sua crueza neste romance inesquecível, considerado um clássico da literatura norte-americana.


Críticas de imprensa

«Jacqueline conseguia escrever livros para os leitores, em vez de ser para intelectuais e críticos. Ela era diferente das escritoras feministas dos anos 60; tinha um glamour e uma capacidade de compaixão únicas. Apesar de estar há mais de 40 anos no mercado, Vale de Bonecas continua a ser um livro corajoso, arrojado, energético e, sim, feminista. Ler este livro é a experiência mais divertida que se pode ter sem receita médica.» - The Guardian

«Jackie compreendeu, quase instintivamente, que os leitores estavam prontos para o lado mais cru do sexo – tanto para histórias de amor de fazer chorar como para cenas de sexo oral.» - The New Yorker

5 comentários:

Ana on 26/5/10 disse...

Olá!

Que boa leitura!!!

No meu blogue tens um miminho!

Bjs!!!!

Paula on 26/5/10 disse...

Fiquei bastante curiosa com este livro, gostei da tua opinião, não conhecia a história.
Abraço

Caline on 27/5/10 disse...

Essa é uma leitura obrigatória para os viciados em romance.
Li esse livro há muito tempo, acho até que ele foi o responsável por desenvolver o meu gosto pela leitura.
Eu adoro. É simplesmente um dos meu favoritos. Concerteza vale a pena lê-lo!!!!!

Jacqueline' on 29/5/10 disse...

Também adorei! O nome que adoptei para utilizar da blogosfera vem de Jacqueline Susann, porque este é um dos meus livros preferidos!

Ana Costa on 4/1/11 disse...

adorei este blogger tbm queria ler fernada es famosa linda bjos abraço Ana Costa Silva

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)