"Além Tejo" de Catarina Pereira Araújo

Entre as minhas leituras favoritas encontram-se os livros escritos tendo como pano de fundo a nossa história mais recente. Neste último ano, reparei agora, já li uns quantos romances passados nessa época, mas não me parece que tenha dado o tema por esgotado. É que para além de saciar a minha curiosidade sobre os anos em que os meus pais viveram (o meu pai nasceu em 1925 e a minha mãe em 1930), fico sempre feliz por conhecer um pouco mais sobre este nosso país, sobre os tempos idos que nos moldaram como povo e como nação.

Este livro foi uma agradável surpresa.
Não conhecia a autora e apesar de se notar a sua juventude por entre as linhas que escreve, não se denota uma imaturidade na escrita, mas antes uma frescura que torna a leitura mais apetecível. Não é portanto de estranhar que as 320 páginas tenham passado a correr pelos meus olhos curiosos.
Apenas julgo que é dada uma maior relevância à história em si, sendo parcos os ramos da realidade que se entrelaçam na mesma. Não sei se me fiz entender… É que acho que é exactamente aí que a juventude da autora se revela. Não que isso seja de todo mau, mas deixou-me com um sabor a pouco na boca. É o único reparo que tenho a fazer. De resto gostei imenso de conhecer a personagem de Isabel, uma mulher à frente da sua época, um retrato fidedigno de tantas mulheres que naqueles tempos começaram a questionar-se sobre o seu papel na sociedade. De igual forma gostei do modo como foi apresentado o outro lado, ou seja, as mulheres que não se limitavam a subjugar à doutrina salazarista, mas que antes pelo contrário, a defendiam com unhas e dentes. "Ouvi" muitas vezes a voz do meu pai chegar até mim nesta leitura: o lugar da mulher é em casa, tomando conta dos filhos e gerindo o seu lar, onde é rainha e senhora...
Também gostei muito de conhecer a realidade Alentejana naquela época, e que sem dúvida ecoa ainda nos tempos de hoje. Basta visitarmos Moura para o percebermos.

Sem dúvida que vou ficar atenta à evolução de Catarina Pereira Araújo como autora. Se o próximo livro dela se mantiver no mesmo registo, não o vou perder, com toda a certeza.

Para mais informação sobre este livro visita o blog aqui.

Sinopse:

Além Tejo é uma fascinante saga familiar, uma deliciosa história de amor e um testemunho vívido do Portugal amordaçado pela ditadura e o obscurantismo.
Estamos na década de cinquenta e a família de António do Couto Maia deixa Lisboa para se fixar em Moura, no Alentejo. A decisão é do chefe de família e surpreende tanto a mulher como as filhas, que não compreendem o que leva um homem de meia-idade a abandonar subitamente a sua confortável vida na capital para mergulhar num Alentejo desconhecido.
É através do olhar inquiridor de Isabel, a filha mais velha, que assistimos ao conflito entre dois mundos: o da cidade, representado pelos recém-chegados, e o mundo rural, que os recebe com desconfiança. Inicialmente atraída pela beleza da vila alentejana, a jovem é confrontada com a prepotência dos senhores e com a miséria dos camponeses, num lugar onde qualquer tentativa de mudança é imediatamente esmagada. O seu sentido de justiça leva-a a colidir com Eduardo Leôncio Teles, o herdeiro da maior fortuna da região, iludindo, assim, a forte atracção que sente por ele. Ao mesmo tempo, Isabel envolve-se nos acontecimentos da vida rural, enquanto tenta descobrir o segredo que levou o pai a esconder-se no Alentejo, arrastando a família para uma existência tão difícil.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)