"Além Tejo" de Catarina Pereira Araújo

Entre as minhas leituras favoritas encontram-se os livros escritos tendo como pano de fundo a nossa história mais recente. Neste último ano, reparei agora, já li uns quantos romances passados nessa época, mas não me parece que tenha dado o tema por esgotado. É que para além de saciar a minha curiosidade sobre os anos em que os meus pais viveram (o meu pai nasceu em 1925 e a minha mãe em 1930), fico sempre feliz por conhecer um pouco mais sobre este nosso país, sobre os tempos idos que nos moldaram como povo e como nação.

Este livro foi uma agradável surpresa.
Não conhecia a autora e apesar de se notar a sua juventude por entre as linhas que escreve, não se denota uma imaturidade na escrita, mas antes uma frescura que torna a leitura mais apetecível. Não é portanto de estranhar que as 320 páginas tenham passado a correr pelos meus olhos curiosos.
Apenas julgo que é dada uma maior relevância à história em si, sendo parcos os ramos da realidade que se entrelaçam na mesma. Não sei se me fiz entender… É que acho que é exactamente aí que a juventude da autora se revela. Não que isso seja de todo mau, mas deixou-me com um sabor a pouco na boca. É o único reparo que tenho a fazer. De resto gostei imenso de conhecer a personagem de Isabel, uma mulher à frente da sua época, um retrato fidedigno de tantas mulheres que naqueles tempos começaram a questionar-se sobre o seu papel na sociedade. De igual forma gostei do modo como foi apresentado o outro lado, ou seja, as mulheres que não se limitavam a subjugar à doutrina salazarista, mas que antes pelo contrário, a defendiam com unhas e dentes. "Ouvi" muitas vezes a voz do meu pai chegar até mim nesta leitura: o lugar da mulher é em casa, tomando conta dos filhos e gerindo o seu lar, onde é rainha e senhora...
Também gostei muito de conhecer a realidade Alentejana naquela época, e que sem dúvida ecoa ainda nos tempos de hoje. Basta visitarmos Moura para o percebermos.

Sem dúvida que vou ficar atenta à evolução de Catarina Pereira Araújo como autora. Se o próximo livro dela se mantiver no mesmo registo, não o vou perder, com toda a certeza.

Para mais informação sobre este livro visita o blog aqui.

Sinopse:

Além Tejo é uma fascinante saga familiar, uma deliciosa história de amor e um testemunho vívido do Portugal amordaçado pela ditadura e o obscurantismo.
Estamos na década de cinquenta e a família de António do Couto Maia deixa Lisboa para se fixar em Moura, no Alentejo. A decisão é do chefe de família e surpreende tanto a mulher como as filhas, que não compreendem o que leva um homem de meia-idade a abandonar subitamente a sua confortável vida na capital para mergulhar num Alentejo desconhecido.
É através do olhar inquiridor de Isabel, a filha mais velha, que assistimos ao conflito entre dois mundos: o da cidade, representado pelos recém-chegados, e o mundo rural, que os recebe com desconfiança. Inicialmente atraída pela beleza da vila alentejana, a jovem é confrontada com a prepotência dos senhores e com a miséria dos camponeses, num lugar onde qualquer tentativa de mudança é imediatamente esmagada. O seu sentido de justiça leva-a a colidir com Eduardo Leôncio Teles, o herdeiro da maior fortuna da região, iludindo, assim, a forte atracção que sente por ele. Ao mesmo tempo, Isabel envolve-se nos acontecimentos da vida rural, enquanto tenta descobrir o segredo que levou o pai a esconder-se no Alentejo, arrastando a família para uma existência tão difícil.

4 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez on 16/6/10 disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
AS LEITERATURAS DA FERNANDA

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BLADE RUUNER ,CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

José
ramón...

Morrighan on 16/6/10 disse...

Tenho aqui esse livro por ler :)
Já conheci a Catarina e ela é uma pessoa tão espectacular... Outro livro dela que já comecei a ler foi O Monstro.
Com a sua opinião fiquei ainda mais curiosa para pegar no romance dela.

Tenha um bom dia :)

Homem do Leme on 16/6/10 disse...

Este livro tem despertado a minha curiosidade desde que saiu. Agora ainda fiquei mais curiosa, mas com a operação e ainda de baixa, a compra de livros tem mesmo de ficar em stand-by por mais algum tempo.

Jacqueline' on 17/6/10 disse...

Só li os livros juvenis dela, mas sem dúvida quero ler este também.

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)