"Rebecca" de Daphne du Maurier

Que livro fantástico!
Uma história simples e ao mesmo tempo desconcertante, bem ao estilo de Hitchcock. Não admira pois que ele lhe tivesse pegado e em 1940 arrebatado à Academia o Óscar de Melhor Filme.
Mas na verdade (e isto muito me surpreendeu) "Rebecca", que é considerado um dos grandes clássicos de Hitchcock, não é a única obra de Daphne du Maurier que foi  aproveitada por ele. "Os Pássaros" e "A Pousada da Jamaica" também foram transferidos com sucesso para o grande écran.

Relativamente ao livro só posso dizer que é uma leitura extraordinária e que nos prende desde a primeira frase. "A noite passada sonhei que voltava novamente a Manderley" transmite a ideia que algo de estranho terá acontecido. Vamos então conhecendo aos poucos a jovem heroína, cujo nome nunca nos é divulgado, e apercebêmo-nos que à medida que a história evolui e o mistério se adensa, também a nossa heroína se transforma, deixando para trás a sua ingenuidade e assumindo o seu papel como Mrs. de Winter.
Mas o que aconteceu a Rebecca, a anterior Mrs. de Winter? Que mistério envolve a sua morte, e principalmente a sua vida?
É realmente um livro extraordinário que vale mesmo a pena ler!!


Sinopse:
Escrito em 1938, Rebecca é uma obra de fôlego, diversas vezes adaptada ao cinema. Porém, só em 1941, numa versão de Alfred Hitchcock, o filme ganharia protagonismo, chegando mesmo a vencer dois Óscares estando nomeado para nove categorias. Rebecca é um clássico onde os sentimentos adquirem um lugar de destaque. Sentimentos no feminino, já que se trata da história de duas mulheres que se envolvem com o mesmo homem, apenas com uma particularidade: Rebecca está morta. E é o fantasma, embora nunca visível, do seu passado que assombra a nova mulher, agora casada com o nobre britânico e apaixonado de Rebecca. A intriga é assombrosa e ao mesmo tempo envolvente deixando sempre a sensação de que Rebecca é omnipresente. E é com esta imagem antiga que a nova mulher do viúvo Maxim de Winter terá de enfrentar todos os que amavam Rebecca e que a encaram como alguém que veio para lhe roubar o lugar. Rebecca é o romance que celebrizou Daphne du Maurier e que conheceu 28 reedições em quatro anos só na Grã-Bretanha.

Obrigada querida amiga. pela tua perspicácia e gentileza!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)