"O Jardim dos Segredos" de Kate Morton

Sinopse:
Uma criança perdida: em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto.

Um terrível segredo: no seu 21.º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst.

Uma herança misteriosa: aquando do falecimento de Nell, a neta, Cassandra, depara-se com uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Eliza Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvelar a verdade sobre a família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida.

A minha opinião:
Um jardim com um século de existência e um oceano de separação entre a verdade e o mistério. Eis os ingredientes certos para uma história absolutamente fabulosa!
Li o primeiro livro da autora, “O Segredo da Casa de Riverton” e achei-o fantástico. Quando soube que “O Jardim dos Segredos” ía ser publicado em Portugal, senti as minhas papilas gustativas literárias (lol) a saltitarem de desejo. A leitura da sinopse aguçou-me ainda mais a curiosidade, mas nada me fazia esperar o quão incrível iria ser esta leitura.
Ainda há pouco tempo aqui falei sobre as sensações / reacções que um livro nos pode provocar. Pois a leitura deste livro provocou-me um estado de espírito de verdadeira expectativa, de antecipação, de borboletas na barriga causadas pela curiosidade, pela obsessão em deslindar o mistério. É fantástico quando um livro nos atinge assim!

Com um século de diferença, Nell e Cassandra, avó e neta, tentam descobrir o mistério que envolve a vida de Nell até aos quatro anos. Quem foram os seus pais, os seus avós, a sua família? Como chegou à Austrália sozinha num barco? E principalmente… porquê?
Como se um complicado puzzle nos fosse colocado à frente, somos convidados a participar nessa busca pela verdade e rapidamente nos sentimos envolvidos pela história. Achei particularmente fascinante a forma como a autora saltita no tempo, de 1900 para 1975 para 2005, sem que nos faça perder o rumo. São poucos os autores que se podem gabar de o conseguir fazer.
Também são deliciosos os contos que nos são apresentados como obra de Eliza Makepeace. Fizeram-me lembrar as histórias de princesas, fadas e rainhas más que a minha mãe me contava quando era pequena. No entanto, são muito mais que apenas uns obscuros contos de fadas e quem sabe, encerram toda a verdade. Leiam com atenção e saboreiem cada pormenor deste “Jardim dos Segredos”. Quem sabe o que poderá estar escondido por trás de uma pétala de rosa?

5 comentários:

B. on 9/2/10 disse...

Que resenha mágnifica! Fiquei curiosa...
Ah e adorei as "papilas gustativas literárias a saltitarem de desejo" lool acho que graças a ti as minhas neste momento também estão assim!

bjinhs

Tinkerbell on 9/2/10 disse...

quero tanto ler!:D:D

branca de neve on 10/2/10 disse...

Eiu também quero ler esse livro porque gostei muito do primeiro da autora. Ainda bem a primeira opinião que li é positiva, senao baixava ja as expectativas.Bj

Jaime Piedade Valente on 11/2/10 disse...

Não conheço o livro nem a autora, mas depois de ler o que escreveu fica-se com vontade de ler o livro.
Agora não tenho tempo mas voltarei depois para saber se já escreveu sobre o "Monte dos Vendavais", que é um dos meus romances preferidos.

bom blog!

Maria João on 26/2/10 disse...

eu estou a ler. Recomendo

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)