"Tartan - As Velas da Liberdade" de Nuno Silveira Ramos e Pedro Silveira Ramos

Este é um livro com cheiro a maresia. O sabor do sal intrometeu-se constantemente por entre as linhas que lia e por vezes uma brisa mais forte fez os meus olhos chorar. Senti-me constantemente embalada pela poesia das palavras que ía lendo e foi com imenso prazer que me senti como uma tripulante clandestina do pequeno Tartan.
Foi uma aventura incrível, esta a que se submeteram 6 jovens mar adentro e sem olhar para trás. Em busca de uma nova vida, de um novo rumo, em busca de uma liberdade que se lhes esvaía do corpo em cada minuto mais, passado naquelas terras de além-mar.
Mas o sabor nostálgico também se sente nas entrelinhas. As saudades daquela terra e daquele ritmo de vida é inevitável para quem um dia aquele sol aqueceu a pele.
Foi interessante conhecer um pouco da Luanda que sobrou depois da saída da grande maioria dos portugueses e da instalação definitiva da guerra civil. Os que restaram acabaram por ver a degradação instalar-se e talvez lhes tenha sido um pouco mais fácil a partida. Mas nunca sem as saudades dos tempos que já eram, da Luanda que fora.

Foi uma leitura diferente, que arrepia por sabermos que é um relato verídico. E apesar de ser estranha à maioria dos termos marítimos com frequência utilizados (revelou-se muito útil o glossário), acho que não existiram entraves para que conseguisse apreciar este livro. Afinal sou acima de tudo uma amante de mar.
Gostei muito.

Sinopse:
Angola, 1978.
Em plena guerra civil e no dia das comemorações do terceiro aniversário da independência, seis rapazes fogem de Luanda num veleiro de apenas 13 metros. Orientados por uma bússola, um mapa rudimentar e um rádio a pilhas, cruzam um oceano de dúvidas, medos e anseios, em busca da liberdade e da vida. O seu destino é Portugal, onde acabam por chegar depois de mil e uma vicissitudes.

Mais de 30 anos depois, a publicação desta história ajuda-nos a compreender um período pouco explorado da nossa História e da nossa memória colectiva.

4 comentários:

Náh on 10/5/10 disse...

Olá!
Tem selinho para você no blog!
http://lerdormircomer.blogspot.com/2010/05/mimos.html

Bjus*

Homem do Leme on 10/5/10 disse...

Olá,

tem um selo no meu blogue.

nuno disse...

Gosto que a Fernanda tenha gostado. Obrigado
Vou passando por aqui

Anónimo disse...

quello che stavo cercando, grazie

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)